História

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS/AM) tem por finalidade institucional a promoção e proteção à saúde, mediante ações de vigilância epidemiológica, sanitária, laboratorial, ambiental e controle de doenças, incluindo educação, capacitação e pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida da população amazonense.

Instituída pela Lei nº 2.895 de 03 de junho de 2004, a FVS/AM está vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

O Decreto nº 24.621, de 27 de outubro de 2004, publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM), de 03 de novembro de 2004, aprovou o Estatuto da FVS/AM. Em 2005, iniciou a sua estruturação e as suas atividades, com os recursos humanos e materiais remanescentes do extinto Departamento de Vigilância Sanitária, composto pelas Gerências de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e do Laboratório Central, que a partir de então passaram a integrar a FVS/AM na condição de departamentos.

A FVS/AM deu sequência a todas as atividades que anteriormente eram executadas pelas Gerências citadas acima, inclusive as atividades de controle às endemias, que segundo a legislação pertinente, foram repassadas aos municípios, os quais, ficaram responsáveis por suas execuções, a partir do momento de suas certificações.

A FVS/AM esteve localizada, inicialmente (janeiro/2005), nas dependências da sede da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam). Atualmente encontra-se na Avenida Torquato Tapajós, 6.132 – Bairro Colônia Santo Antônio. Em frente ao Complexo Viário “28 de Março” - Aeroporto.