DSC 0561

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promove o 1º Seminário para Implementação das Ações de Controle e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivado ou não do Tabaco. O evento, realizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), acontece nesta quinta-feira (14/06), a partir das 8h30, no auditório da sede da FVS, situada na avenida Torquato Tapajós, nº 4.010, Colônia Santo Antônio, zona norte da cidade.

Participam do evento cerca de 100 profissionais da área da saúde que atuam na fiscalização de produtos fumígenos, além de profissionais da área de educação do órgão, que trabalham em ações de prevenção de doenças causadas por estes produtos.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, em sua primeira edição, o evento busca fortalecer a sensibilização dos profissionais da saúde e educação para o tema. "O tabagismo é um sério problema de saúde pública, por isso a necessidade de ações de impacto, para a promoção e qualidade de vida”, disse.

O evento contará com o representante da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Distrito Federal, André Luiz da Silva, que discorrerá sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para o controle do tabaco.

Palestras - O conteúdo programático da capacitação consiste nas seguintes palestras: "Impactos à Saúde, à Sociedade e ao Ambiente de Produtos de Tabaco", "A Indústria do Tabaco como Vetor de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis" , "O Tabagismo como Doença Pediátrica, Tabagismos e seus Agravos à Saúde", "Programa Mundial de Prevenção e Controle do Tabagismo" e "Tuberculose Associada ao Tabagismo".