NES
Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social

O objetivo do NES é apoiar tecnicamente o desenvolvimento de ações educativas e de mobilização social para a prevenção e controle de doenças no Estado do Amazonas. A relevância do desenvolvimento das ações educativas está associada ao envolvimento ativo da população e das instituições sociais no controle das doenças, por meio do conhecimento e ação sobre as condições sanitárias de seu município ou comunidade. Para o alcance deste propósito faz-se necessário a organização das ações de educação em saúde e mobilização social nos municípios do Amazonas.

O NES Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social é  o setor da FVS responsável pela implementação de processos e estratégias de organização de serviços de Educação em Saúde e Mobilização Social no âmbito da Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS).

COMO IMPLANTAR E IMPLEMENTAR O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

•Manifestação de interesse do gestor municipal e/ou Avaliação da situação de saúde dos municípios.
•Participação no Curso de Implantação e Avaliação dos Serviços de Educação em Saúde promovido pela FVS.
•O secretário municipal de saúde pode respaldar a criação do Núcleo no Conselho Municipal de Saúde
•Constituição da equipe de trabalho com a designação de um coordenador.
• Viabilizar espaço físico para organização do núcleo de educação em saúde do município.
 

Qualificação para educação em saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), por meio do NES, tem empreendido esforços no que tange a oferecer capacitações técnicas aos profissionais de cada município, como forma de qualificá-los para o desenvolvimento de ações voltadas a elaboração de estratégias de intervenção nas necessidades locais, para o enfrentamento e superação das mesmas.

Anualmente são oferecidas capacitações que enfocam a situação de saúde de cada município, as políticas de promoção e estratégias de trabalho educativo nas comunidades, destacando o curso de formação para o uso de teatro de fantoches e a mobilização social. Salienta-se que é responsabilidade dos municípios a indicação dos profissionais com o perfil adequado para o desenvolvimento destas atividades ao nível local.


Apoio técnico

O NES também disponibiliza apoio técnico para a elaboração das programações de educação em saúde municipais, bem como colabora na organização das mobilizações comunitárias.


Materiais educativos

O NES é responsável pela disponibilização de materiais educativos aos municípios. Estes materiais são compostos por folders, cartilhas, cartazes e DVDs sobre diversas doenças. Como forma de providenciar o encaminhamento destes materiais, sugere-se que cada município mantenha atualizado junto a esta Gerência o contato dos representantes municipais residentes na Capital. Estes materiais podem ser usados nas atividades de rotina dos serviços de saúde, nas visitas domiciliares, nas palestras e demais ações educativas. É frequente o uso de materiais educativos nas festas comemorativas.


Ações em festas e comemorações

As festas locais são momentos muito propícios para a realização de ações de educação em saúde e mobilização social, pois congregam um número muito grande de pessoas. Para isso sugere-se que a secretaria de saúde organize um stand para distribuição de materiais educativos e para orientar a população quanto às medidas preventivas de doenças e agravos, além de divulgar os serviços de saúde disponíveis aos cidadãos.


Parcerias com escolas

As instituições escolares são locais que possibilitam a realização de trabalhos educativos com bons resultados. O NES atua continuamente com as escolas, realizando palestras, exposições, passeatas, teatro de fantoches e formação de professores em saberes de prevenção das doenças. É fundamental que a secretaria de saúde e educação dê apoio a este tipo de atividade de forma continua e estruturada.


Contato:

NES - Chefia/Gerente: Amanda Alves Andion Nogueira| Telefone: (92) 3182-8537 | Email: nes@fvs.am.gov.br