NEP
Núcleo de Ensino e Pesquisa

Núcleo de Ensino e Pesquisa - NEP da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas é o setor responsável pelo acompanhamento, coordenação e gestão das atividades de ensino e pesquisa, em conformidade com a missão institucional.

A Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas, conta com um corpo profissional multidisciplinar de especialistas, mestres e doutores que atuam na produção de conhecimentos, sobretudo, na área de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial; prevenção e controle de doenças e outros agravos; sistemas de informação; do direito em saúde; educação e comunicação em saúde.

 

PESQUISA

A partir de 2004, as ações de prevenção, promoção e proteção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde são concentradas na Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM), instituição criada com essa finalidade. Neste contexto, a educação, capacitação e pesquisa sinalizam caminhos importantes para o desenvolvimento institucional.

Importante destacar que ações individuais e coletivas de servidores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas marcaram a inicialização da produção científica, proporcionando condições para a geração de conhecimentos aplicáveis à vigilância em saúde de doenças e agravos.

A partir de 2012, a discussão sobre o papel da pesquisa no âmbito da FVS se intensificou por meio de processos de articulação, cooperação e convênios que ampliaram programas e projetos de fomento e desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em vigilância em saúde.

Em 2015, o NEP iniciou suas atividades com o objetivo de auxiliar, propor e executar ações de ensino e de pesquisa, sob sua responsabilidade e, em articulação com os departamentos e gerências que abrangem as áreas de competência da Vigilância em Saúde, incluindo a gestão das bolsas de iniciação científica e o intercâmbio entre a FVS e instituições de ensino e pesquisa.

 

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PAIC/FVS-AM

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas – PAIC desenvolvido na Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM) é resultado de parceria interinstitucional com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Consiste em apoiar com bolsas institucionais, estudantes de graduação oriundos de instituições públicas e privadas do Amazonas interessados no desenvolvimento de pesquisa.

ACESSAR ÁREA DO PAIC/FVS-AM

 

ACESSO AOS DADOS

A FVS disponibiliza aos pesquisadores acesso aos dados da instituição. Para tanto, é essencial que o pesquisador na submissão de projetos para obtenção de dados atenda aos protocolos instituídos. Neste sentido, a FVS estabelece orientações normativas para a cessão de dados: 

I - Orientações para solicitação de dados

1. Abrir processo por meio de Ofício, devidamente acompanhado dos anexos, no setor de Protocolo da FVS-AM;

2. Enviar Ofício ou Carta de solicitação (em papel timbrado) direcionada a Diretora Presidente da FVS-AM (Dra. Rosemary Costa Pinto), contendo: Solicitação de acesso aos dados e emissão de carta de anuência, Título do projeto (informar caso esse projeto faça parte de um projeto macro), Finalidade da pesquisa, Nome dos interessados/pesquisadores (pesquisador/funcionário ou aluno vinculado à Instituição), Nome e assinatura sob carimbo do responsável pela Instituição,  Contato dos responsáveis (telefone e e-mail);

3. Cópia do Projeto de Pesquisa

4. Print do envio de Projeto para o e-mail: neplaifvs@gmail.com

5. Carteira de Identidade – RG (ou carteira do conselho de classe) - 01 (uma) CÓPIA;

6. Cadastro de Pessoa Física – CPF - 01 (uma) CÓPIA;

7. Apresentação do Parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP (ou protocolo de submissão do projeto para avaliação);

8. Preenchimento e assinatura dos formulários.

ü Checklist (FLAI-01) Acesse Aqui

ü Orientações para preenchimento do termo de responsabilidade(FLAI-02); Acesse Aqui

ü Termo de Responsabilidade completamente preenchido, assinado e carimbado pelo responsável institucional (FLAI-03); Acesse Aqui

ü Comprovante impresso de envio de Termo de Responsabilidade (FLAI-03) para o e-mail neplaifvs@gmail.com;

ü Termo de Compromisso de Informações Acessadas para fins de Pesquisa Científica –   Sistema de Informação – FVS-AM (FLAI-04); Acesse Aqui

ü Termo de Compromisso de Utilização de Dados apresentado ao CEP (TCUD) (FLAI-05); Acesse Aqui

ü Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ou Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA)

ü Entrega de CD regravável ou outra mídia necessária para copiar os dados.

Uma vez realizado o pedido de acordo com as orientações definidas pela FVS, o NEP vai emitir mensagem ao interessado, dando o parecer e o tempo previsto para a liberação do acesso ao banco de dados, ou os motivos para o não atendimento da solicitação.

Concedida a solicitação por meio da Carta de Anuência da Diretora Presidente, o NEP encaminhará ao setor responsável para proceder a cessão dos dados e entrará em contato com o interessado disponibilizando a informação, de acordo com os procedimentos normativos publicados pela FVS.

 

LEGISLAÇÃO E NORMAS

 Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011

 Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012

 Resolução CNS nº 510, de 7 de abril de 2016

 Resolução CNS nº 580, de 22 de março de 2018

 Grupo de Pesquisa

 A FVS tem atualmente 1 Grupo de Pesquisa aguardando certificação no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq.

 

EQUIPE

Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa - NEP

Timóteo Tadashi Watanabe

Assistente Administrativo

Deolinda Pereira Rebouças

Apoio Técnico

Erivan dos Santos Castro

 

CONTATO

Núcleo de Ensino e Pesquisa - NEP, sede da FVS/AM

Telefone: (92) 3182-8583

E-mail: nepfvs@gmail.com, neppaicfvs@gmail.com e neplaifvs@gmail.com

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira: de 07:00 às 12:30 e de 13:30 às 17:00.