DEVISA
Departamento de Vigilância Sanitária

O Departamento de Vigilância Sanitária - DEVISA é o setor da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas  (FVS-AM) que monitora os risco envolvidos na produção, circulação e consumo de bens e na prestação de serviços relacionados com a saúde. Através de ações de educação e fiscalização, atua sobre os risco a população, prevenindo, diminuindo e eliminando os risco à saúde.

O DEVISA tem a função do desenvolvimento da política e coordenação técnica de vigilância sanitária no Amazonas, executada por municípios. Nas ações de fiscalização, a vigilância exerce seu poder de polícia administrativa e de educação sanitária.   

Missão

Promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária.

 Atuação

Desenvolve ações de coordenação da Vigilância Sanitária no Estado do Amazonas frente às VISAS Municipais. Executa ações de inspeção, fiscalização em caráter complementar em fabricantes, distribuidores, importadores e transportadores de bens de consumo (alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde), serviços de saúde (hospitais, clínicas de diagnóstico por imagem, hemoterapia, etc.) e de interesse da saúde e monitoramento sanitário de alimentos regionais, e outros produtos.

DEVISA - Chefia: Jackson Pereira Alagoas Telefone: (92) 3182-8535 | Email: devisa@fvs.am.gov.br 

 

ASSESSORIA - EWERTON JORGE DE OLIVEIRA SOUZA Telefone: (92) 3182-8535 | Email: ewertonsouza@fvs.am.gov.br

 

Gerência de Produtos (GPROVIS)

Gerencia todo e qualquer ato inerente a Produtos que estejam legalmente definidos na Legislação Sanitária Vigente. Partindo deste princípio, orienta o setor regulado e assessora os órgãos reguladores quanto ao desempenho que lhes cabe frente à demanda.

GPROVIS - Gerente: Raimundo Astério de Souza Barroso | Telefone: (92) 3182-8511 | Email: gprovis@fvs.am.gov.br

 

Gerência de Serviços (GSERVIS)

Promover a segurança dos serviços prestados à população por meio de avaliações de estruturas, riscos, processos e resultados, que abrange uma gama de atividades, como por exemplos: hospitais, clínicas médicas e odontológicas, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, hemodiálise, farmácias, laboratórios e atenção primária à saúde, considerados serviços de saúde. Atuando também nos serviços de interesse à saúde que englobam serviços de assistência ao cidadão, fora do contexto hospitalar ou clínico, que possam alterar ou influenciar o seu estado de saúde, como salões de beleza, estúdio de tatuagem e estabelecimentos de educação infantil, como as creches.

GSERVIS - Gerente: MARCO ANTONIO FERNANDES PINTO | Telefone: (92) 3182-8512 | Email: gservis@fvs.am.gov.br

 

Gerência de Engenharia (GENGVIS)

Coordenar, supervisionar, capacitar, orientar e executar as atividades referente a análise e aprovação de projetos básicos de arquitetura, e a fiscalização de estabelecimentos assistenciais de saúde e estabelecimentos de interesse a saúde, no que concerne as estruturas físicas, bem como o que refere-se a gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, visando controlar e prevenir os riscos específicos assegurando o exercício de boas práticas na atenção à saúde.

GENGVIS - Gerente: MARIA DE FÁTIMA MOURA ACHÃO | Telefone: (92) 3182-8520 | Email: gengvis@fvs.am.gov.br