Notícias



Bloco da Prevenção une festa e cuidado coletivo
Última atualização: 14 de Fevereiro de 2026 - 21:02

FVS-RCP reforça orientações e amplia acesso a ações preventivas em atividade educativa e interativa

Com o Bloco da Prevenção, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou, no sábado (14/02), dos desfiles da categoria especial do Carnaval na Floresta 2026, no Sambódromo, zona centro-oeste de Manaus. A ação integrou a programação cultural com atividades estratégicas de orientação e promoção da saúde, reunindo instituições governamentais e representantes da sociedade civil, e reforçando o compromisso intersetorial com a prevenção e o cuidado coletivo.

Durante a atividade, foram intensificadas orientações sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incentivo à testagem rápida, atualização do calendário vacinal e medidas de enfrentamento às arboviroses, como dengue e chikungunya. Também foram abordados temas como alimentação segura e prevenção de acidentes e violências contra crianças e mulheres, ampliando o alcance das ações educativas e fortalecendo a proteção integral da população.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a proposta é levar informação qualificada para perto das pessoas e estimular a prevenção como prática cotidiana. “O Bloco da Prevenção é uma forma criativa e eficiente de dialogar com a população. A informação salva vidas, e quando ela chega de forma clara e direta, o impacto é ainda maior”, afirmou.

Participando pelo segundo ano consecutivo, a dona de casa Marilene Pinheiro destacou o crescimento da iniciativa e a importância da mobilização. Ela observou que o bloco tem se fortalecido a cada edição, ampliando o alcance das orientações e o envolvimento da comunidade. “É um momento de diversão, mas com mensagem clara de que a saúde de todos depende de cada um também”, avaliou.

Nesta edição do Bloco da Prevenção 2026 a FVS-RCP contou com a parceria de diversas instituições estratégicas. Participaram a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fhuam), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa- Manaus), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas  (CEDCA), Instituto de Assistência à criança e ao adolescente Santo Antônio (IACAS). 

TEXTO: Maíra Pessoa/ FVS-RCP

FOTO: Anne Alves / FVS-RCP

 


icone de segurança

Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.