Notícias



Capacitação fortalece atuação da FVS-RCP no enfrentamento à Doença de Chagas
Última atualização: 12 de Fevereiro de 2026 - 16:01

Iniciativa fortalece as ações de vigilância entomológica e aprimora o conhecimento técnico sobre triatomíneos

Para fortalecer as ações de vigilância entomológica no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quinta-feira (12/02), treinamento voltado aos profissionais da Subgerência de Entomologia. A atividade teve como foco o aprofundamento técnico sobre os triatomíneos, insetos conhecidos como barbeiros e responsáveis pela transmissão da Doença de Chagas.

A capacitação foi direcionada aos técnicos que dão suporte aos municípios nas atividades de vigilância de vetores como anofelinos (malária), Aedes aegypti (arboviroses) e flebotomíneos (leishmaniose). Embora a equipe já atue no monitoramento de diferentes insetos de importância em saúde pública, o encontro reforçou conhecimentos específicos sobre identificação, características biológicas e distribuição dos triatomíneos.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a atualização técnica permanente é parte do processo de fortalecimento da vigilância no estado.

“Temos a responsabilidade de apoiar e orientar as equipes municipais. Por isso, investir na qualificação contínua dos nossos profissionais é fundamental para manter a vigilância preparada, atualizada e apta a responder às demandas de saúde pública”, afirmou.

Durante o treinamento, foram utilizados mostruários entomológicos com exemplares de diferentes gêneros do inseto. A maior parte das amostras apresentadas é composta por triatomíneos da região Norte, especialmente do gênero Rhodnius, além de exemplares de outras regiões do país, como Sudeste e Centro-Oeste, onde há ocorrência de gêneros como Panstrongylus e Triatoma.

A atividade foi conduzida pelo agente de Saúde Pública da FVS-RCP, Eudi Bonfim. Segundo ele, a iniciativa busca nivelar o conhecimento técnico da equipe, especialmente para ações educativas e participação em eventos.

“A equipe participa frequentemente de exposições e atividades com o público, especialmente estudantes. É importante que todos estejam alinhados nas informações técnicas para orientar corretamente e esclarecer dúvidas sobre o vetor e a prevenção da doença”, explicou.

A subgerente de Entomologia em exercício, Glacicleide Lima, reforçou que a estratégia também amplia o alcance das ações educativas.

“Queremos fortalecer a educação em saúde, orientando a população sobre como reconhecer o inseto e quais medidas adotar caso ele seja encontrado em residências, contribuindo para a prevenção da Doença de Chagas”, ressaltou.

 

TEXTO e FOTO: Cândido Miranda/FVS-RCP


icone de segurança

Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.