Notícias



Estão abertas as inscrições para o seminário sobre humanização no cuidado de crianças e adolescentes, em Coari
Última atualização: 17 de Novembro de 2025 - 16:00

Evento “Mobilizar e Agir” reunirá profissionais e redes de proteção para dialogar sobre estratégias de acolhimento e cuidado

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas), divulga, nesta segunda-feira (17/11), a abertura das inscrições para o Seminário Mobilizar e Agir, que será realizado no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

O seminário acontece nos dias 25 e 26 de novembro e tem como tema “Diálogos entre redes para a humanização do atendimento de crianças e adolescentes”. O encontro busca fortalecer a integração entre profissionais da saúde, educação e assistência social envolvidos na proteção e atenção a esse público promovendo debates e práticas que contribuam para um cuidado mais sensível, articulado e humanizado.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a oficina reforça o diálogo contínuo de sensibilização junto aos profissionais de saúde sobre a importância da notificação de casos suspeitos de violência, independentemente da natureza do evento.

“A realização desta oficina integra o planejamento de formação e atualização permanentes dos profissionais de saúde em pontos estratégicos da rede. É uma oportunidade fundamental para fortalecer a articulação entre todas as políticas envolvidas no cuidado, promovendo práticas que ampliem a qualidade e a humanização do atendimento", destacou. 

A coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da FVS-RCP, Cassandra Torres, destaca a relevância da participação dos profissionais na oficina.

“A presença dos profissionais é essencial para qualificar a partir do treinamento técnico e humanizado para o acolhimento, contribuindo para um cuidado mais sensível, atento e responsável com as crianças e adolescentes, melhorando, portanto, a capacidade de identificação e seguimento dos casos na linha de cuidados por parte dos serviços no município”, comentou.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-mobilizar-e-agir-coari/3136731. O evento é voltado a profissionais de saúde, educação, estudantes e famílias interessadas em fortalecer o cuidado e o vínculo com o público infantojuvenil.

Conteúdo

A programação inclui temas essenciais para o fortalecimento da rede de proteção, entre eles: Contextualização da Política de Proteção de Crianças e Adolescentes vítimas de violências no Brasil; Sensibilização para o cuidado de crianças e adolescentes vítimas de violências; Gravidez na adolescência e estupro de vulnerável; Naturalização das violações de direitos de crianças e adolescentes no Amazonas; e Desafios contemporâneos: adolescência, violações de direitos e violência digital.

 

TEXTO: Manuela Saraiva/ FVS-RCP

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP


icone de segurança

Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.