Notícias



FVS-RCP fortalece rede de prevenção à violência no Amazonas com nova capacitação, em 2026
Última atualização: 24 de Fevereiro de 2026 - 14:07

Oficinas do Projeto Mobilizar e Agir ampliam a qualificação da rede de proteção em municípios do interior

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) deu início a programação 2026 das Oficinas do Projeto Mobilizar e Agir, em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas). A iniciativa percorre municípios do estado com foco na atuação integrada da rede de proteção e no fortalecimento da notificação de casos de violência como instrumento de vigilância em saúde.

Nesta etapa inicial, as atividades foram realizadas no mês de fevereiro em Anamã e Anori (a 165 e 195 quilômetros de Manaus, respectivamente) reunindo profissionais de diferentes setores para qualificação técnica e alinhamento de fluxos intersetoriais.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que a notificação de casos de violência representa a principal ferramenta estratégica para o planejamento em saúde pública. “Trata-se de uma ação determinante para qualificar políticas públicas de prevenção e proteção, ampliando o amparo às populações em situação de maior vulnerabilidade. Cada notificação produz informação essencial para orientar decisões, direcionar recursos e promover respostas mais efetivas em todo o Amazonas”, afirmou.

A coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da FVS-RCP, Cassandra Torres, destaca que as capacitações são conduzidas de forma colaborativa, respeitando as especificidades locais e promovendo o diálogo entre os diferentes setores. “É fundamental compreender que a notificação vai além de um registro formal. Trata-se de uma ação de cuidado em saúde pública. As informações fortalecem a vigilância epidemiológica e subsidiam o planejamento de intervenções mais assertivas”, enfatizou.

Sobre o projeto

O Iacas é o idealizador do Projeto Mobilizar e Agir, financiado pela Petrobras e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RR/AM). A proposta é articular políticas institucionais e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos por meio da formação de profissionais que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente.

 

TEXTO: Maíra Pessoa/ FVS-RCP

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Capacitação que fortalece a proteção de crianças e adolescentes.


icone de segurança

Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.