FVS-RCP recebe o secretário estadual de Saúde e apresenta papel estratégico da vigilância em saúde no Amazonas
Última atualização: 18 de Junho de 2026 - 12:28
Visita institucional reforça integração entre vigilância e assistência para o fortalecimento da saúde pública no estado
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu, nesta quinta-feira (18/06), a visita institucional do secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Luís Alberto Saraiva, em sua sede, localizada na zona oeste de Manaus.
Durante a agenda, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, apresentou a estrutura organizacional da Fundação, destacando suas competências institucionais, áreas estratégicas de atuação e o papel da vigilância em saúde na produção de informações para subsidiar a tomada de decisão, o monitoramento de riscos e a resposta oportuna às emergências em saúde pública.
A apresentação também abordou as ações desenvolvidas pela instituição nas áreas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, laboratorial e da saúde do trabalhador, evidenciando a relevância da FVS-RCP para a proteção da saúde da população amazonense.
Na ocasião, Tatyana Amorim ressaltou a importância da integração entre vigilância e assistência como elemento fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.
“A vigilância em saúde desempenha papel estratégico na identificação precoce de riscos, na geração de evidências para a gestão e no apoio à formulação de políticas públicas. O fortalecimento da integração entre a FVS-RCP e a Secretaria de Estado de Saúde amplia nossa capacidade de prevenção, preparação e resposta, contribuindo para uma rede de saúde mais resiliente e para a proteção da população amazonense”, destacou a diretora-presidente.
O secretário de Estado de Saúde, Luís Alberto Saraiva, enfatizou a importância da atuação da vigilância em saúde para o planejamento e a execução das políticas públicas estaduais.
“Fortalecer a integração entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação é fundamental para qualificarmos a vigilância, ampliarmos a capacidade de resposta da rede estadual e garantirmos ações cada vez mais eficientes, oportunas e baseadas em evidências. Nosso compromisso é oferecer serviços de saúde com mais qualidade, segurança e resolutividade para a população amazonense”, afirmou o secretário.
A visita institucional integra a agenda de aproximação e alinhamento entre os órgãos da saúde estadual, fortalecendo a cooperação entre as instituições para a promoção, proteção e vigilância da saúde da população do Amazonas.
TEXTO: Maíra Pessoa/ FVS-RCP
FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.