Guia de boas práticas para turistas em Manaus
Última atualização: 11 de Junho de 2014 - 15:35

Com o objetivo de contribuir com os visitantes, principalmente aqueles que pretendem conhecer rios, florestas, cultura, com maior segurança, minimizando riscos de doença e de outros agravos à saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) preparou o guia de Boas Práticas de Saúde no formato digital que destaca algumas recomendações de prevenção das doenças endêmicas transmitidas por vetores. O guia é bilíngue e será disponibilizado em todos os portais institucionais de saúde da esfera municipal, estadual e federal.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, as doenças tropicais estão presentes em 149 países e representam um inimigo que se aproveita da fragilidade social e econômica na área tropical do globo. “São vírus, bactérias e parasitas que atingem as populações mais vulneráveis. Com a intensa circulação de pessoas, o problema se torna cada vez mais uma questão global e, por isso, é necessário a divulgação de orientações para o turista”, comenta.

Albuquerque explica que a transmissão da dengue já está passando do período da sazonalidade e informa que, neste ano, foram notificados no Estado 6.766 casos da doença, com uma redução de 65,7% em relação ao mesmo período de 2013, quando registrava cerca de 19.698 casos notificados até maio. “As medidas preventivas contra o vetor da dengue devem ser durante o ano todo, porém com a diminuição do período chuvoso entramos na fase branda da doença”, acrescenta, informando ainda que no segundo semestre são intensificadas as ações de controle a outro vetor, o Anopheles da malária.

Até abril de 2014, foram registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica de Notificação de Malária (Sivep) 17.648 casos da doença no Amazonas, informa Albuquerque, que destaca a redução de 16,4% quando comparado no mesmo período do ano passado. “A malária urbana em Manaus está controlada com a baixa incidência, mas os turistas que irão visitar os municípios próximos da capital, principalmente pernoite, precisam ficar atentos para algumas recomendações como o uso de repelente, descanso em ambientes telados com ar-condicionado e, sempre que possível, o uso de mosquiteiros é importante", reforça o diretor.

Clínica do Viajante

Além do guia, a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV) terá a Clínica do Viajante, voltada ao atendimento dos turistas que chegarão à cidade para os jogos da Copa do Mundo de Futebol.

Segundo a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, o serviço se tornará permanente na instituição, no horário disponível das 7h às 19h, com profissionais bilíngues.

“Além do atendimento médico para casos relacionados a doenças tropicais e infectoparasitárias, que é a área de atuação da FMT-HVD, a Clínica do Viajante tem como proposta atuar como um serviço de orientação, inclusive encaminhando os pacientes que, eventualmente, necessitem de atendimento em outras unidades de referência da rede”, diz a diretora, acrescentando que o Pronto- Atendimento da FMT permanecerá funcionando 24 horas.

Versão em Inglês
Versão em Português