Campanha contra hepatites virais inicia nesta segunda-feira na capital.
Última atualização: 22 de Julho de 2014 - 13:28

O trabalho é realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e prossegue até o dia 28 de julho com a intenção de prevenir e detectar de forma precoce casos de hepatite, doença que causa a inflamação do fígado e pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado.

O foco principal das ações é a prevenção e detecção precoce das hepatites B e C, consideradas as mais graves. A chefe do Núcleo de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Adriana Raquel Nunes de Souza, explica que as hepatites B e C têm transmissão por meio de contato com o sangue contaminado, sexo desprotegido e de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

“A prática de sexo sem proteção, sem uso de camisinha, é a causa de cerca de 80% dos casos de hepatite. Por isso, os profissionais de saúde estarão reforçando durante a campanha a necessidade do uso do preservativo, disponível de forma gratuita nas Unidades de Saúde”, informa Adriana Souza.

A Semsa também está reforçando a importância da realização do teste rápido para as hepatites B e C, principalmente para pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, que praticaram sexo sem camisinha ou compartilharam agulhas ou seringas. De acordo com Adriana Souza, é essencial o diagnóstico precoce da doença, já que geralmente não apresenta sintomas.

“Os sintomas começam a aparecer mais fortemente depois de 10 ou 15 anos do contágio, quando a doença já está progredindo para a cirrose ou o câncer de fígado”, alerta Adriana Souza.

A oferta do teste rápido já está disponível em 41 Unidades de Saúde da rede municipal, sendo que até final do mês mais dez UBSs estarão realizando o exame para a população em Manaus. A lista das UBSs que oferecem o teste rápido pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.

Fonte: Portal Em Tempo.
LInk: http://bit.ly/1nQCXzH