NOTÍCIAS

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo segue no interior até 31 de dezembro, diz FVS-AM
Última atualização: 16 de Dezembro de 2014 - 09:12

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa  que a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 31 de dezembro. De acordo com o Ministério da Saúde aproximadamente 15 Estados não conseguiram alcançar a meta de 95% para poliomielite, e apenas Ceará e Espírito Santos alcançaram a meta para sarampo.  

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI-FVS), Izabel Nascimento, as vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde dos municípios de segunda a sexta-feira. "Ainda temos equipes de imunização deslocadas na zona rural e na área indígena, e por tanto o nosso balanço de cobertura é parcial, o Amazonas até o momento atingiu cerca de 52.8%  para sarampo e 83% para poliomielite", pontua.    

Aos pais e responsáveis Nascimento reforça que devem se vacinar contra a pólio, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos - até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Para o sarampo, a imunização tem que ocorrer entre 1 ano e 5 anos incompletos. "A vacina oral contra a poliomielite protege contra os três tipos de vírus da doença causadora da paralisia infantil e a destinada contra o sarampo garante a imunização ainda para rubéola e caxumba", salienta a coordenadora.

Restrição - Continua a orientação que crianças portadoras de infecções agudas ou com febre acima de 38ºC devem adiar a vacina contra a poliomielite. A imunização também é contraindicada para crianças que tenham tido reação anterior à vacina ou com hipersensibilidade aos antibióticos eritromicina ou estreptomicina.

No caso da tríplice viral permanece a suspensão da vacina para crianças com alergia ao ovo e lactose. Nestas crianças, a vacinação acontece posteriormente.  

Fonte: Ascom/FVS