Surto de doença de chagas no interior do AM está controlado, diz FVS.
Última atualização: 21 de Janeiro de 2015 - 11:55

Menos de um mês após 14 pessoas serem diagnosticadas com doença de chagas no interior do Amazonas, o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Bernardino Albuquerque, garantiu que a enfermidade está controlada no estado. Nesta terça-feira (20), Bernardino informou ao G1 que a continuidade do surto está descartada no momento.

O diretor-presidente da FVS-AM afirmou que as pessoas afetadas pela doença já receberam alta e passam por acompanhamento médico. Enquanto algumas continuam em Manaus, outras já retornaram para Carauari - a 788 km da capital amazonense -, onde o surto foi detectado. Agora, a FVS aguarda exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais, que devem apurar o que causou a doença.

Surto

O prefeito de Carauari, Francisco Costa, afirmou ao G1 que a principal suspeita ainda é que o açaí consumido no local seja o causador da doença. Segundo o prefeito, os casos envolvem pessoas com idades entre 20 e 65 anos. "Um dos pacientes é da mesma família de um dos afetados pelo surto que tivemos em 2010. Esses casos foram registrados na Estrada do Riozinho, que também foi o local afetado naquela época. Só eles consomem aquele tipo de açaí, mais caseiro. Mesmo assim, estamos atentos para o Centro da cidade e para municípios próximos", acrescentou o prefeito.

Segundo o prefeito, a cidade está recebendo ações de conscientização para que os moradores "aprendam sobre o manuseio e higiene do açaí".

No Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foram notificados três casos confirmados de Doença de Chagas aguda em 2014. Em Carauari, durante todo o ano passado, nenhum caso foi registrado.

Link: http://glo.bo/15tv5mB