LIRAa deve vistoriar mais de 26 mil imóveis contra dengue em Manaus.
Última atualização: 22 de Janeiro de 2015 - 10:38
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que 26.919 imóveis devem ser vistoriados durante o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), iniciado na terça-feira (20), em Manaus. O LIRAa deve apontar índice de infestação do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya na capital.
As informações do LIRAa são usadas em ações de controle e combate à dengue. O levantamento é realizado em todo o Brasil a cada três meses. O resultado vai determinar o grau de risco para as duas doenças no município de Manaus.
O primeiro LIRAa de 2015 será executado por 273 agentes de endemias que vistoriam os imóveis, identificando e eliminando os criadouros, verificando o grau de infestação do mosquito e com ações de orientação aos moradores sobre os cuidados necessários ao combate e à transmissão das doenças. A previsão é de que os trabalhos desta primeira etapa sejam concluídos no dia 30 de janeiro. A Semsa já programou os outros dois levantamentos para os meses de abril e outubro deste ano.
De acordo com os parâmetros aferidos pelo LIRAa, os municípios podem ser classificados como: em alto risco, quando apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados; estado de alerta, quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do mosquito; e satisfatório, quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
O último LIRAa em Manaus foi realizado em novembro de 2014 e o resultado manteve o município na classificação de estado de alerta, com o resultado de 2,9% das residências pesquisadas com incidência de larvas. Neste resultado, com a avaliação por zona, foi indicada como ponto de maior cautela a zona Leste, que apresentou uma infestação de 5,1%. Já as zonas Norte (2,9%), Sul (1,9%) e Oeste (1,6%) mantiveram também o estado de alerta para a doença.
Fonte: G1 Amazonas
Link: http://glo.bo/1EwaLNE
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.