Prefeitura fará abordagem noturna aos profissionais do sexo com ações contra DST’s.
Última atualização: 29 de Janeiro de 2015 - 09:21

Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros (LGBT) e profissionais do sexo formam o público-alvo de uma ação educativa a ser realizada pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira (29), a partir das 22h, no Centro de Manaus.

Durante a ação haverá oferta de teste rápido para HIV, distribuição de insumos de prevenção como preservativos femininos e masculinos, além de orientações sobre as formas de prevenção às DST’s

A ação será promovida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a data foi escolhida para marcar o Dia da Visibilidade Trans, fazendo parte da estratégia municipal de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids).

A programação será desenvolvida em parceria com a Associação Garotos da Noite (AGN) e será executada por profissionais de saúde e militantes associados, com estimativa de abrangência de 100 pessoas.

A chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Adriana Raquel de Souza, explica que a prefeitura realiza a ação educativa direcionada a profissionais do sexo e à população LGBT periodicamente, conforme a demanda.

“No ano passado realizamos três abordagens noturnas direcionadas para profissionais do sexo e travestis”, disse Adriana. Além de atividades de prevenção, a Semsa também promove ações de combate ao preconceito contra pessoas que vivem com HIV e à discriminação contra a comunidade LGBT.

Atualmente, a principal categoria de exposição ao HIV é formada por heterossexuais, porém a enfermeira ressaltou a tendência de aumento de registro da doença na população homossexual e, por isso, a necessidade de ações de prevenção a todos os públicos.

“É necessário que a população entenda que a Aids é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, dependendo do comportamento de risco assumido”, alertou Adriana Souza. A ação ficará concentrada pelas ruas do Centro da capital.

*Com informações da assessoria de imprensa

Fonte: A Crítica
Link: http://bit.ly/1ERtjIi