NOTÍCIAS

Mobilização solidária pretende levar ajuda a pacientes e moradores de rua.
Última atualização: 12 de Março de 2015 - 09:38

Manaus - Visita a hospitais públicos, abordagem a moradores de rua e palavras de conforto durante funerais são algumas das ações solidárias previstas para ocorrer em Manaus, no dia 21 deste mês, com o projeto ‘A Sociedade’, inspirado em ações desenvolvidas em todo o mundo para incentivar o voluntariado.

“As ações serão em todos os hospitais públicos de Manaus com os voluntários dando atenção aos acompanhantes dos pacientes, seja através de uma conversa, da oferta de um lanche, de uma carona ou fornecendo ajuda financeira para a compra de um medicamento”, disse o coordenador do projeto, Lelis Souza.

Os hospitais e pronto-socorros 28 e João Lúcio estão entre as unidades a serem visitadas. Conforme Lelis Souza, a expectativa é reunir cem pessoas para o trabalho voluntário, inclusive na abordagem aos moradores de rua. “O voluntário também pode levar o andarilho para tomar um banho em um posto de gasolina, fornecer uma muda de roupa limpa, viabilizar um corte de cabelo ou uma refeição. O objetivo é suprir a necessidade da pessoa”, explicou o coordenador.

Composto por voluntários formados em diferentes áreas, Souza afirmou, ainda, que ações específicas também podem ser realizadas pelos grupos a partir da vocação de seus componentes, como uma ação voltada à saúde bucal no caso de odontólogos ou em asilos caso os fisioterapeutas sejam voluntários. “Estamos, inclusive, desafiando os grupos a criarem ações e depois nos contarem a experiência”, informou o coordenador.

Além dos hospitais, asilos e orfanatos também estão entre as instituições cotadas para receber a visita dos voluntários. Situações não ligadas diretamente à situação de miséria, como o auxílio às vítimas da enchente, também fazem parte do cronograma. “Podemos ouvi-los para saber o que eles perderam com a subida das águas e quais destes itens somos capazes de repor”, disse.

Um grupo específico terá a missão de confortar parentes que perderam entes queridos. De acordo com Souza, um grupo de jovens vem se preparando especialmente para esse trabalho. “Eles irão dar uma palavra de conforto, buscar um parente que chegou na cidade ou mesmo providenciar um lanche”, disse.

Dois Flash Mob também foram programados para ocorrer no Centro da cidade e na zona leste. A intenção é chamar a atenção da população sobre a importância de atos de solidariedade.