FDT abre inscrições para curso de cuidador de idosos.
Última atualização: 12 de Março de 2015 - 09:45

A Fundação Doutor Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público (Espi), abre inscrições, a partir da próxima segunda-feira (16), para o curso de cuidador de idosos, que visa dar aos alunos informações e conhecimentos fundamentais para o trato adequado de idoso. As inscrições seguem até o dia 20 de março.

Ao todo, serão oferecidas 80 vagas. Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos, Ensino Médio completo, experiência no cuidado com o idoso e disponibilidade de tempo para frequentar os módulos.

Os candidatos devem ir até a sede da FDT, localizada na Rua Dr. Thomas, nº 798, Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta, de 8h às 11h e 13h às 16h, onde deverão apresentar duas fotos 3x4 recentes,  original e cópia do RG e CPF, comprovante de residência, certificado de reservista (sexo masculino), certidão de nascimento ou casamento/averbação de divórcio, certificado do Ensino Médio. A taxa de inscrição no valor é de R$ 30.

De acordo com a coordenadora do curso da FDT, Maria da Luz, o objetivo é formar mais profissionais capazes de realizar atividades desenvolvidas no cuidar dos idosos. "A expectativa do curso é formar pessoas qualificadas para trabalhar com idosos, junto a hospitais, instituições de Longa Permanência e a domicílio, capazes de suprir as necessidades desse público que a cada dia vem aumentando", explicou.A diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), Luiza Bessa Rebelo, destacou a importância da parceria com a Fundação Doutor Thomas. " Essa parceria veio agregar peso e credibilidade ao curso. A ESPI é a instituição da prefeitura cuja especialidade é a capacitação. Logo, firmar parceria para a coordenação e a certificação do curso confere ainda maior nível à formação dos participantes."

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Cruz, explicou que o Curso de Cuidador – ‘Cuidadoso’, contará esse ano com uma parceria da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). "Este ano vamos, por meio dessa parceria, os alunos terão a  oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos, se  aprofundando mais sobre o processo de envelhecimento e o cuidado com os idosos, pois estudarão tudo detalhadamente. E também, é a primeira vez que o curso será oferecido no horário noturno, pois pensamos em contemplar as pessoas que tinham vontade de participar e não podiam por conta do horário".

Início das aulas

A abertura da sexta turma do Curso de Cuidador - Cuidadoso, será no dia 6 de Abril às 18h30, no Parque Municipal do Idoso, localizado na Rua Rio Mar, nº 1324, Nossa Senhora das Graças. No dia 7 de Abril, de 18 às 22h, as aulas começarão a ser ministradas na Escola de Serviço Público Municipal, localizada na Av. Nilton Lins, nº 3259, bloco D, Parque das Laranjeiras, com uma carga horária de 300 horas, sendo 200 horas de aulas teóricas e 100 práticas. O conteúdo teórico é dividido em seis módulos, abrangendo vários aspectos biológicos e psicológicos do envelhecimento e do cuidado com o idoso: primeiros socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas, enfermagem, cidadania e outros detalhes do universo do idoso.