NOTÍCIAS

FVS registra morte de 20 animais após vacinação antirrábica em Anamã.
Última atualização: 12 de Março de 2015 - 09:45

Manaus - A morte de 20 animais em Anamã levou a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) a suspender a vacinação antirrábica no município. Decisão tomada nesta quarta-feira (11) inclui ainda a visita de uma equipe técnica formada por médico veterinário e biólogo para investigar a situação.

De acordo com a FVS-AM, dez cachorros e dez gatos morreram após serem vacinados na campanha iniciada na segunda-feira (9). "Após a notificação de Anamã fizemos uma consulta ao Instituto de Tecnologia no Paraná (TEC-PAR), responsável pela produção da vacina. Fomos informados que, somente no ano passado, foram produzidos 10 milhões de doses e que, até o momento, não há registro de reação adversa em animais e nem óbito associado à vacina", disse o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque.

O laudo sobre a morte dos animais deve ser concluído entre 15 a 30 dias. Segundo Bernardino, não há registro de casos de raiva no Amazonas desde 2005. A FVS-AM salienta ainda que a campanha antirrábica foi antecipada nos municípios que possivelmente sofrerão com as cheias dos rios como, por exemplo, as cidades de Autazes, Barcelos, Humaitá, Nhamundá, Presidente Figueiredo e Uarini. Estes municípios já iniciaram a campanha, que vem transcorrendo sem problemas.