Simpósio visa chamar a atenção da sociedade para a tuberculose no Amazonas.
Última atualização: 24 de Março de 2015 - 12:57

Como tema ‘Amazonas livre da Tuberculose – respire essa ideia’, teve início na manhã desta segunda-feira (23), o 2º Simpósio Estadual de Tuberculose, cuja programação se estende até o dia 25 no Auditório Berlarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, localizado na Rua Recife, Parque 10 de Novembro.

O evento é realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Entre os assuntos em debate está a intensificação, por parte das equipes de saúde da família, da busca ativa de novos casos e o acompanhamento do paciente para evitar o abandono do tratamento.

“A tuberculose ainda é uma doença que apresenta alta incidência no Amazonas e no país, e está comprovado através de pesquisas que uma das causas dessa alta incidência é o abandono do tratamento”, explica Bernardino Albuquerque, diretor presidente da FVS.

Ele informa que o tratamento tem duração de seis meses, mas que logo de início o paciente já apresenta melhora no quadro. Talvez por isso, mais de 60% dos pacientes abandonem o tratamento sem estar curados.

“A fundação está investindo em diagnóstico precoce no interior e capital, já que é uma doença contagiosa e o principal desafio é resgatar os pacientes que abandonaram o tratamento, além de fazer com que realizem novamente o tratamento completo. Esperamos que em dois anos esse número de pessoas infectadas seja reduzido.” disse Bernadinho.

O simpósio contará ainda com todos os coordenadores municipais do Programa de Controle da Tuberculose e coordenadores da atenção primária da capital e do interior. “Teremos pelo menos dois representantes de cada município do interior do Estado, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da FVS, avaliando as nossas ações e nos atualizando sobre o direcionamento que o Ministério da Saúde está dando para diminuir a incidência de casos de tuberculose no estado”, informa o diretor presidente.

Ele ainda faz um alerta a todas as pessoas, inclusive crianças, para que busquem tratamento o mais rápido possível, ainda que os sintomas sejam de um vírus da gripe. O simpósio está sendo coordenado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

“Vamos realizar no final do mês de abril a campanha contra a influenza e esse vírus vai estar inserido”, disse o diretor.

Fonte: http://bit.ly/1N4ou2x