Amazonas já notificou 7.645 casos de malária nos primeiros meses do ano, diz FVS.
Última atualização: 17 de Abril de 2015 - 17:08
O Amazonas registrou, em média, 84 novos casos de malária por dia, nos três primeiros meses deste ano informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Segundo dados do Sistema de Informações Governamentais do Amazonas (E-siga), entre 1º de janeiro e 31 de março, foram contabilizadas 7.645 notificações da doença.
Em Manaus, foram em torno de 12 novos casos diários. Segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, as zonas norte, leste e rural da capital concentram mais focos do mosquito transmissor. Os bairros próximo de áreas de floresta, como o Tarumã, na zona oeste, também apresentam maior risco de contaminação.
Albuquerque orienta que qualquer suspeita da doença deve ser levada ao médico rapidamente, para evitar novas vítimas no mesmo ambiente. Na rede pública, o diagnóstico é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Fundação de Medicina Tropical, na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. E o tratamento dura em média 7 dias.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.