Prefeitura apoia causa de filhos separados de hansenianos
Última atualização: 29 de Abril de 2015 - 21:29

A Prefeitura de Manaus, representada pelo secretário municipal de Saúde de Manaus, Homero de Miranda Leão Neto, em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deu apoio à causa dos filhos de pessoas acometidas pela hanseníase no Brasil que foram separados durante a época de epidemia da doença e que perderam os vínculos familiares.

Uma das principais reivindicações das dezenas de pessoas presentes na audiência é a viabilização da proposta de emenda à Lei Federal 11.520/2007, em tramitação no Congresso Nacional, que garante reparação financeira e moral aos “filhos separados”, como se autodenomina o grupo de pessoas com essas características. Os filhos separados compulsoriamente de familiares, internados nos antigos hospitais-colônia – instituições destinadas ao isolamento de pessoas com hanseníase – compartilharam experiências e informações sobre os trâmites para indenização de pessoas vítimas da separação.

“O prefeito Arthur Neto manifesta seu apoio irrestrito a essa causa, que hoje atinge um número de 40 mil pessoas no Amazonas. Pessoas que sofreram as consequências dessa barbárie, em que famílias foram separadas e sequer se conhecem, de pessoas que merecem as nossas desculpas, o nosso reconhecimento do erro. A reparação indenizatória é o mínimo que pode ser feito”, declarou o secretário Homero de Miranda Leão.

Segundo o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, a organização está percorrendo todo o país em busca de apoio à causa, reunindo como parceiros instituições e frentes parlamentares. “Nossa intenção aqui no Amazonas é, além de fortalecer o movimento, reunir o maior número de parceiros que possam nos ajudar, independente de partidos”, ressaltou.

Para o membro do Morhan, Pedro Borges, uma forma de demonstração de parceria com o grupo de atingidos pela hanseníase é a boa prestação de serviços básicos, um trabalho ressaltado pela comunidade. “No bairro Colônia Antônio Aleixo os comunitários têm tratamento adequado em todas as unidades de saúde e policlínicas que buscam. Esse compromisso para que a nossa saúde flua com normalidade é uma realidade que conforta a quem precisa”, afirmou.