NOTÍCIAS

Vacinação contra gripe é prorrogada no Amazonas até 3 de junho
Última atualização: 22 de Maio de 2015 - 21:07

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada no Amazonas até o 3 de junho, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). A ação terminaria nesta sexta-feira (22). Em outras localidades do país, o Ministério da Saúde estendeu a ação até o dia 5, porque a meta de vacinar 80% do público prioritário não foi alcançada.

"Como, no Amazonas, iniciamos a campanha uma semana antes do que o restante do Brasil, optamos por fixar o prazo final até o dia 3, véspera do feriado de Corpus Christi", explicou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, por meio da assessoria.

Até a manhã desta sexta-feira (22), foram vacinadas mais de 23 milhões de pessoas, o que representa 46,2% do público-alvo em todo o país, segundo o Ministério.

No Amazonas, a cobertura atingida foi de 61.87%, segundo a FVS, o que representa 530. 783 doses aplicadas. A estimativa é de que 932,2 mil pessoas sejam imunizadas em todo o Amazonas durante a campanha.

As cidades de Anori, Canutama, Coari, Itacoatiara, Manaus, Urucurituba e Presidente Figueiredo alcançaram a meta, conforme a Fundação.

Público-alvo
O público-alvo da campanha de vacinação é formado pelas crianças de 6 meses a menores de cinco anos; adultos com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis, indígenas e trabalhadores da saúde.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e  um problema de saúde pública no Brasil. É uma patologia que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral, representado pelo público-alvo da campanha contra a gripe.

A transmissão dos vírus da influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

Ranking de vacinação do público-alvo no Amazonas
Crianças - 210.171 doses (60,59%)
Trabalhador de Saúde - 58.779 doses (79,40%)
Puérperas - 8.532 doses (87.77%)
Gestantes - 32.336 doses (54,67%)
Indígenas - 53.022 doses (35%)
Idosos - 167.943 doses (77,50%)