FVS-AM apresenta trabalhos científicos na 51º Congresso da Sociedade de Medicina Tropical
Última atualização: 15 de Junho de 2015 - 19:11
Três trabalhos científicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) serão apresentados durante, a realização do 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, que acontecerá em Fortaleza no período de 14 a 17 de junho. Representando a Instituição e um dos autores das pesquisa, Wagner Terrazas, sanitarista e mestre de Saúde Pública da FVS-AM apresentará os pôsteres com os seguintes títulos: "Desflorestamento, Rede Hidrográfica, Situação Indígena e as Diferenças Geográficas da Malária no Estado do Amazonas", "Diferenças Geográficas da Incidência da Tuberculose no Estado do Amazonas e Sua Relação com Condições Socioeconômicas e a Situação Indígena" e "Diagnóstico Epidemiológico Situacional da Malária no Amazonas, Segundo Quadriênio, no Período 2003-2014".
Para o pesquisador, Wagner Terrazas, as temáticas do trabalho apresenta as doenças de acordo com as especificidades do Amazonas. "Todas as pesquisas foram conduzidas com o intuito de demonstrar os diferentes fatores sociais, econômicos e ambientais que, aliados aos fatores biológicos, determinam a ocorrência das doenças objeto dos estudos apresentados na SBMT 2015”, revelou.
Wagner destaca que um dos achados das pesquisas é a importância e vulnerabilidade das populações indígenas. "Quando especificamos por grupos, a população indígena é que concentra a maior incidência tanto de tuberculose quanto de malária, superando de forma expressiva a média de incidência do Estado do Amazonas", alertou.
O evento termina na próxima quarta-feira (17) e conta com representantes da diferentes esferas da saúde do país.
Fonte: Ascom/FVS-AM
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.