Hospital Francisca Mendes realiza procedimento cardiovascular inédito na região
Última atualização: 7 de Agosto de 2015 - 19:27
Manaus - A Fundação do Coração Francisca Mendes, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realiza um procedimento cirúrgico inédito na região, neste sábado (8), com a participação de membros convidados da diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da Fundação Adib Jatene, de São Paulo.
O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que o procedimento é um implante de válvula aórtica por via transapical, ou seja, sem a necessidade de abrir o peito do paciente, fazendo apenas uma incisão de 4 centímetros. “Esse tipo de cirurgia é realizado em apenas duas instituições no Brasil, ambas em São Paulo – o Instituto do Coração (InCor/USP) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que é mantido pela Fundação Adib Jatene”.
Em Manaus, o implante será realizado em uma paciente com 85 anos. Mesmo já tendo feito ponte de safena, a paciente ainda sente dores no peito e falta de ar, por ter uma obstrução na válvula aórtica. Antes, para esse procedimento, seria necessário abrir o peito do paciente, uma intervenção de altíssimo risco, com elevadas taxas de mortalidade. Agora, com a nova tecnologia, através da incisão é introduzido um cateter, que leva a válvula até a obstrução e, assim, libera a passagem do sangue.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.