Campanha de vacinação imuniza 130 mil crianças contra a Poliomielite, em Manaus
Última atualização: 1 de Setembro de 2015 - 13:30

Manaus - Aproximadamente 130 mil crianças de 6 meses a 5 anos incompletos já foram imunizadas durante a campanha de vacinação contra a Poliomielite. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a meta é que outras 27 mil sejam vacinadas até o fim desta segunda-feira (31).

Dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram o horário ampliado, com funcionamento das 7h às 21h. “A importância de que nossas crianças tomem essa vacina é para não deixar mais a pólio voltar para o Brasil, já que ela está erradicada nas Américas desde 1990, mas não está erradicada no mundo todo. Pais levem suas crianças o quanto antes para tomar a vacina”, alertou o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Última hora

Muitos pais deixaram para levar os seus filhos para se vacinarem no último dia de campanha. Uma delas foi a contadora, Suellen Menta, mãe da Maria Lice, de 1 ano e seis meses. “Infelizmente, não tive tempo para trazer minha filha antes, mas jamais deixaria de vaciná-la. Mas o fato é que todo mundo deixa para cima da hora, é o jeitinho do brasileiro”, contou.

Na Policlínica Castelo Branco, localizada no bairro do Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, o atendimento das crianças precisou ser feito no pátio do local.

“Eles estavam escolhendo as crianças por número de vacina que eles vão precisar tomar. Com duas vacinas da minha filha estava atrasada, essa da poliomielite e da febre amarela, ela foi atendida da salas de consultas mesmo”, contou Greciane Abudi, 28, mãe de Geovana Maria de 9 meses.

A gerente de vendas, Lidiane Valau, disse que o filho, Francisco Valau de 1 anos, estava doente, por isso não foi trazido antes. “O meu filho estava com virose, e não podia tomar vacina, mas graças a Deus conseguimos trazer, porque essa vacina beneficia no desenvolvimento do meu filho, pois a saúde é um dos bens mais importantes que alguém pode ter”, enfatizou a mãe.

Multivacinação

Está sendo realizada, ainda, a campanha de multivacinação, com a meta de atualizar o cartão vacinal de todas as crianças que comparecerem às unidades de saúde no período. A multivacinação oferta, em um momento de reforço, doses de diversas vacinas à população, com o intuito de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde, visando evitar doenças imunopreveníveis como hepatite b, coqueluche, tétano, difteria, diarreia por rotavírus, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola e meningite.

“Pedimos a colaboração e a responsabilidade dos pais para manter os seus filhos vacinados. Então, basta se dirigir até uma unidade de saúde, levando o cartão de vacina e lá o vacinador vai verificar se existem outras doses de vacina em atraso, e se tiver, a criança recebe na hora também, junto à dose de combate à pólio”, explicou a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes.

Endereço das UBSs de horário ampliado

UBS DR. JOSÉ RAYOL DOS SANTOS - AV. CONSTANTINO NERY, CHAPADA

UBS MORRO DA LIBERDADE – RUA SÃO BENEDITO,  MORRO DA LIBERDADE