Semsa anuncia estratégias para diminuir filas nas UBSs, em Manaus
Última atualização: 3 de Setembro de 2015 - 15:07

Manaus - Após o D24AM mostrar as filas e problemas nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou, nesta quarta-feira (2), que adotou a estratégia de Serviço de Mensagem Via Celular (SMS) para comunicar aos usuários a data, o horário e o local onde a consulta com médico e exames estão marcados. A medida tem como meta principal diminuir as filas nas unidades.

A Semsa informou que o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, reuniu, ontem,  com todos os diretores dos Distritos de Saúde para um balanço do novo sistema. “Sabemos que as filas ainda existem em algumas unidades, mas estamos diminuindo cada vez mais com esta nova estratégia adotada. A nossa oferta é maior que a demanda, mas estamos reestruturando o processo para oferecer mais um atendimento de qualidade, digno e com acolhimento aos usuários”, afirmou Homero.

A diretora do Departamento de Informação, Controle e Avaliação da Semsa, Aldeniza Araújo, disse que tem participado das reuniões do grupo das Redes Municipal e Estadual de Saúde, denominado Top 10, para reorganizar a oferta de serviços de marcação de exames.

Nesta quarta-feira, o D24AM mostrou as dificuldades enfrentadas por pacientes que buscam atendimento nas UBSs. Para obter uma ficha à consulta só dormindo na fila, em frente à unidade de saúde. Para realizar exames é preciso, pelo menos, três meses de espera. Mesmo vencendo essas dificuldades, ainda há falta de medicamentos.