NOTÍCIAS

Susam realiza palestra sobre ‘Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos’
Última atualização: 9 de Setembro de 2015 - 18:59

Manaus - A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove, nesta quarta-feira (9), às 19h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a palestra ‘Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos’. A atividade faz parte da campanha Setembro Verde, programação especial que está sendo realizada durante este mês, pela Central de Transplantes do Amazonas, com o objetivo de chamar atenção da população para a importância das doações de órgãos. 

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca que quanto mais informada e esclarecida a população estiver sobre o tema, maiores são as chances de ampliar o número de pessoas que se declaram doadoras. “Este gesto de solidariedade é fundamental para o sucesso dos programas de transplantes”, disse.

A coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, ressalta que somente a família pode autorizar a doação de órgãos. “Conhecer a vontade dos filhos, dos irmãos, dos pais de serem doadores, facilita a tomada de decisão”, afirma Leny Passos.

O Amazonas já realizava as cirurgias transplantadoras de córneas e rins, passou, em 2014, a fazer também as cirurgias de fígado. Agora, está com praticamente tudo pronto para começar a oferecer o transplante de coração. Desde que começaram a ser ofertados, em 2003, até este ano, os transplantes de córnea já somam 1.383 procedimentos. Os transplantes de rins a partir de doador vivo, que teve início em 2002, somam 246 procedimentos.

Esse tipo de cirurgia, a partir de doador falecido, que começou a ser feita no estado em 2011, chega a 118 procedimentos. Iniciado no ano passado, os transplantes de fígado já foram realizados em sete pacientes.