Moradores insistem em despejar lixo em igarapé de Manaus
Última atualização: 13 de Janeiro de 2016 - 14:09

Pneus, sacos de lixos, sofá, colchão e garrafas PET foram alguns dos itens encontrados as margens do igarapé da Cachoeira Grande, no Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus.

Mas, desde a semana passada, moradores das proximidades vêm respondendo a um questionários, aplicados por uma equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que visa levantar informações sobre a comunidade e o grau de conhecimento dos moradores, em relação ao tempo de decomposição dos resíduos sólidos.

“Eu não tinha precisamente o conhecimento do tempo que leva, só a noção que demorava muito, como no caso do vidro que vai custar aproximadamente 4000 anos para se decompor na natureza. Agora, quem jogar lixo vai ter essa consciência também”, conta o comerciante Dário Dantas, 55, residente no bairro há 10 anos.

Segundo ele, no período chuvoso a situação fica ainda mais complicada. “Quando ela vem forte, vemos a quantidade de lixo que desce, eu inclusive já tive o comércio invadido pela alagação”, revela.

De acordo com o líder comunitário Edson Reis, a maioria dos moradores não tem conhecimento sobre o tempo de decomposição desses resíduos e insistem em jogá-los as margens ou direto no igarapé mesmo com lixeira próxima. “No próprio dia testemunhamos pessoas jogando o lixo na água e quando questionadas ficaram sem resposta. E pra onde vai esse lixo todo? Os próprios moradores são prejudicados”, disse o líder comunitário.

Edson também conta que, após a equipe começar a fazer essa caminhada na comunidade, algumas residentes deixaram de despejar seu lixo no local. “Tem morador sim, que começou a ter atitudes, como remover lixeiras improvisadas e comprar cesto de lixo, além de ficar limpando a beira do igarapé na frente da sua casa. Se todos fizessem sua parte, com certeza não haveria uma cidade suja”, reforça.

Questionário

A Semmas é responsável por aplicar o questionário que continuará ao longo desta semana, para sensibilizar os comunitários e principalmente os residentes a participarem da grande ação de limpeza e conscietização que ocorrerá no Igarapé.

Conscientização

No dia 16 deste mês uma grande ação de limpeza e sensibilização ocorrerá no igarapé da Cachoeira Grande. A ação faz parte da campanha “Limpa Manaus”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O objetivo da campanha é promover ações de limpeza e sensibilização ambiental nas margens ocupadas de igarapés da cidade de Manaus, visando reduzir o problema do descarte irregular de resíduos nos cursos d’água da cidade.

Na ação, a Semmas realizará oficinas de educação ambiental junto aos moradores e a Semsa atuará no trabalho de orientação e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue,  chikungunha e zika vírus. A Semulsp vai instalar lixeiras, placas educativas e pontos de fiscalização, além de realizar o trabalho de limpeza e remoção do lixo acumulado nas margens e leito do igarapé.