Semsa implementa Centro Integrado de Operações, focando no combate ao aedes aegypti
Última atualização: 14 de Janeiro de 2016 - 14:42

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com o Governo do Estado, implementou nesta quarta-feira (13) a nova sede do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS). O local, que concentrará as ações e serviços de Combate ao zika vírus, e onde funcionará a Central do Disque Saúde (pelo telefone 0800-2808-280), fica localizado na rua Diamante, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, o espaço permitirá a organização de todo o trabalho de combate ao Aedes aegypti, que estão sendo desenvolvidos em Manaus. "A partir daqui nós vamos organizar todas as ações que vão ser executadas nos Distritos de Saúde. Temos mais de 1,6 mil agente comunitários de endemias trabalhando nisso", afirmou.

Na ocasião, Homero também apresentou os novos veículos que ajudarão no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. São 20 motos FOG, que farão o borrifamento de inseticidas nos locais propício à proliferação do mosquito, e 35 veículos, sendo 20 carros de passeio e 15 picapes.

Além disso, o secretário enfatizou que mais 40 agentes de vigilância epidemiológica vão atuar no manejo ambiental, que é coordenado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa. Ele também destacou que um um farto material publicitário foi produzido para que a população tenha o maior acesso possível as informações e se envolva no combate ao Aedes.