Manaus tem 2 confirmações de zika e 18 suspeitas de gestantes infectadas
Última atualização: 14 de Janeiro de 2016 - 17:49

A Prefeitura de Manaus informou que o número de casos de zika vírus sob observação na capital subiu para 108 e que há duas confirmações da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 18 gestantes estão entre as pacientes com suspeita de zika.

Com a proximidade do período chuvoso, que se estende até maio, as autoridades de saúde redobram o alerta para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas do zika, mas da dengue e do Chikungunya.

Além das visitas de casa em casa para orientação dos moradores, a Semsa tem reforçado ações como a notificação de casos suspeitos com investigação e bloqueio químico (Fumacê) em uma área de 300 metros nos locais onde houve registro de casos suspeitos, e verificando e eliminando focos do mosquito.

Também houve a implantação de um fluxograma de atendimento às gestantes com suspeita de Zika Vírus, onde as mulheres que forem atendidas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e que apresentarem sintomas para a doença, serão encaminhadas de forma imediata para uma das 15 unidades de referência para atendimento com um médico obstetra.

Indicadores

Conforme dados da FVS-AM, em 2015, em todo o Estado, foram registrados 7.191 casos de Dengue. Em relação à febre Chikungunya, neste ano foram notificados 152 casos da doença no Amazonas, somente 12 confirmados, 75 descartados e 65 permanecem sob investigação. Dos 12 casos confirmados, cinco foram de transmissão autóctone (interna) e os sete restantes “importados” (o doente foi infectado fora do Estado).

Microcefalia

O Ministério da Saúde informou, no dia 5, que registrou a primeira suspeita de microcefalia no Amazonas. O caso consta no primeiro informe epidemológico de 2016 sobre casos suspeitos e relacionados ao vírus Zika. As informações são referentes aos dados até o dia 02 de janeiro.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a primeira suspeita diz respeito a uma criança nascida no Instituto da Mulher Dona Lindu, com perímetro cefálico de 31 cm.