NOTÍCIAS

FVS realiza capacitação para implantação de brigadas contra o Aedes aegypti, em órgãos estaduais
Última atualização: 26 de Janeiro de 2016 - 21:34

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), iniciou esta semana um cronograma de treinamentos para implantação de brigadas contra o Aedes aegypti, em órgãos estaduais. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, informa que a programação vai até o dia 05 de fevereiro e, nesta primeira fase, alcançará 60 instituições, localizadas em áreas de maior vulnerabilidade à infestação do mosquito. Na última sexta-feira (22), o governador José Melo assinou o Decreto 36.640, instituindo, em todos os órgãos públicos estaduais, as brigadas de controle e combate ao Aedes aegypti, que transmite Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A diretora-presidente em exercício da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, frisa que o momento é de unir forças contra um inimigo comum. "O treinamento é dinâmico, com atividades educacionais e prática de controle vetorial. A programação foi planejada para estimular os servidores para o combate efetivo contra o Aedes aegypti", afirmou.

Segundo o funcionário do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), Pedro da Silva, responsável pela logística do órgão e que participou, nesta terça-feira (26), do treinamento promovido pela FVS no auditório da Vila Olímpica, a oficina ultrapassou sua expectativa. "Foi muito proveitoso participar e interagir com as outras instituições, adquirindo um olhar técnico e reconhecendo os lugares que servem de depósito para o mosquito", ressaltou. "O Detran possui cinco unidades. Agora, com mais conhecimento e sensibilizado pela causa, iremos trabalhar junto com a FVS no combate a esse perigoso mosquito", acrescentou Silva.

Neste ano, o Amazonas teve 330 casos registrados de Dengue. Manaus contabilizou 158 casos notificados da doença. Em relação ao  Zika vírus, foram notificados 150 casos suspeitos, desses, 21 em grávidas. Neste ano, até o momento, não foi notificado nenhum caso suspeito por Febre Chikungunya.

As instituições que irão participar da primeira etapa de capacitação para criação de brigadas são: Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Caimi Compensa, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), Fundação Alfredo da Matta (FUAM), Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Comissão Geral de Licitação (CGL), Casa Civil, CPE- Cavalaria, entre outras.