NOTÍCIAS

Órgãos estaduais serão capacitados para combater Aedes aegypti, no AM
Última atualização: 27 de Janeiro de 2016 - 15:12

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), iniciou esta semana um cronograma de treinamentos para implantação de brigadas contra o Aedes aegypti, em órgãos estaduais de Manaus. O mosquito transmite Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, informa que a programação vai até o dia 5 de fevereiro e, na primeira fase, alcançará 60 instituições, localizadas em áreas de maior vulnerabilidade à infestação do mosquito na capital.

Na última sexta-feira (22), o governador José Melo assinou o Decreto 36.640, instituindo, em todos os órgãos públicos estaduais, as brigadas de controle e combate ao Aedes aegypti,

A diretora-presidente em exercício da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, frisa que o momento é de unir forças contra um inimigo comum. "O treinamento é dinâmico, com atividades educacionais e prática de controle vetorial. A programação foi planejada para estimular os servidores para o combate efetivo contra o Aedes aegypti", afirmou.

Nesta terça-feira (26), funcionários do Departament  Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) realizaram treinametno no auditório da Vila Olímpica.

As instituições que irão participar da primeira etapa de capacitação para criação de brigadas são:

Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Caimi Compensa, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), Fundação Alfredo da Matta (FUAM), Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Comissão Geral de Licitação (CGL), Casa Civil, CPE- Cavalaria, entre outras.