Casos de dengue reduzem no Amazonas, conforme dados da FVS
Última atualização: 27 de Janeiro de 2016 - 15:20
Manaus - Os casos de dengue confirmados, no Amazonas, diminuíram 31%, nos últimos dois anos. O dado é da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e consta no Sistema de Informações Governamentais do Amazonas (E-siga), divulgado no último dia 22 de janeiro.
Apesar da redução, a FVS aponta para a importância da população manter os cuidados de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do zika vírus e febre chikungunya.
Conforme os dados, foram registrados 2.467 casos de dengue no ano passado. Em 2014, o número de casos da doença era de 3.604. O presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, atribui a redução às ações de combate e prevenção à dengue desenvolvidas pela fundação, no fim de 2014, que refletiu em todo o ano passado.
As ações de investigação e prevenção aos focos de dengue foram realizadas, novamente, no fim do ano passado e estão relacionadas ao primeiro quadrimestre de cada ano, período do ano em que, segundo Bernardino, são registrados o maior número de casos.
Focos
O aumento de casos da doença no período é fruto de maior ocorrência de chuvas e, consequente, aumento de pontos usados como criadouros pelo Aedes aegypti, conforme Bernardino.
Os dados da FVS apontam, também, que o maior número de ocorrências de dengue, no ano passado, foi registrado em março com 452 casos. Em 2014, o mês campeão de registro da doença foi janeiro que apresentou 718 casos da dengue.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.