Exames de infecção pelo zika podem custar até R$ 1 mil, em Manaus
Última atualização: 15 de Março de 2016 - 15:55

Manaus - Dos três tipos de exames que podem diagnosticar o vírus zika, somente um deles, o teste de biologia molecular, está disponível na rede pública de saúde na capital, segundo a Fundação em Vigilância em Saúde (FVS). As opções de exames na rede particular variam entre R$ 340 até R$ 1 mil, com resultados em até dez dias.

O zika apresenta, segundo o Ministério da Saúde (MS) sintomas quase sempre leves, com febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele – quase sempre presentes nas 24 primeiras horas –, coceira, de leve a intensa e, ainda, pode haver vermelhidão nos olhos.

O teste de biologia molecular, um exame de sangue pela técnica PCR, e que permite identificar se a pessoa está com o vírus zika, é o único disponível na rede pública de saúde, segundo o presidente da FVS, Bernardino Albuquerque. Esse método, no entanto, identifica a presença do vírus somente durante o período de apresentação dos sintomas, presente somente em 20% dos casos.

E, como em cada dez casos de zika, oito não apresentam sintomas aparentes, quem precisa identificar se foi infectado pelo vírus, em Manaus, tem que recorrer à rede particular de saúde.

“O governo não tem definição para a disponibilização de outros tipos de exames, o que temos hoje é feito após avaliação médica, encaminhada ao Lacen (Laboratório Central do Amazonas), com entrega em sete dias”, garantiu o presidente do órgão.

O teste molecular, que é oferecido gratuitamente na rede pública, custa em torno de R$ 577 com entrega em até nove dias no Laboratório Reunidos, localizado na Avenida Djalma Batista. Um teste do mesmo laboratório, mais barato - em torno de R$ 340 - consegue com as sorologias Imunoglobulina G (IgG) e Imunoglobulina M (IgG) identificar se o paciente teve infecção pelo vírus da zika até mesmo após o desaparecimento dos sintomas ou em pessoas que não apresentaram sinais da infecção. O resultado fica pronto, segundo a instituição, em 10 dias.

O Laboratório Sabin oferece o teste pelas sorologias IgG e IgG por R$ 528, com entrega em nove dias. No bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul, o laboratório CDL, informou que os testes pelas sorologias custam cerca de R$ 1 mil, com entrega em dez dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dos 86 diagnósticos com confirmação do zika, 46 foram em mulheres grávidas. Seis crianças que nasceram com microcefalia permanecem em investigação e apenas um bebê, até agora, não teve a associação com o zika confirmada pelos médicos.