NOTÍCIAS

Nove municípios têm casos suspeitos de zika e dois registram casos de microcefalia
Última atualização: 31 de Março de 2016 - 15:21

Manaus - Nove municípios do interior do Amazonas têm pacientes com  suspeita de zika  e, em dois deles, foram notificados casos de microcefalia. As informações são da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), que afirmou, no entanto, que os casos de microcefalia não têm ligação com o vírus. Conforme o órgão, um caso de zika já foi confirmado, em Iranduba (27 quilômetros a sudoeste de Manaus).

De acordo com o informe epidemiológico número 19 do Ministério da Saúde (MS), publicado no último dia 26, o Amazonas tem três municípios com casos de microcefalia sendo investigados.

Entre os municípios do interior,  Iranduba é o que apresenta o maior número de casos suspeitos de zika - oito –,  segundo a FVS. Em seguida, aparecem Coari (quatro casos suspeitos) e Humaitá (com dois). As cidades de Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva apresentaram um caso, cada, totalizando 20 casos suspeitos no interior do Estado.

Os dados da FVS apontam que o Amazonas tem casos notificados de microcefalia em Manaus (7), Manacapuru (1) e Iranduba (1), sem ligação com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.