Rede municipal de ensino busca a inclusão de alunos autistas
Última atualização: 4 de Abril de 2016 - 14:36

Manaus - Desenvolver as habilidades intelectuais e promover a socialização e inclusão de crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos objetivos da Gerência de Educação Especial (GEE), da rede pública municipal de ensino de Manaus. A pessoa com autismo possui dificuldades de comunicação, socialização e aprendizado.

Atualmente, 3.804 alunos com deficiência estão matriculados em uma das 494 escolas municipais de Manaus. Desses, 756 são autistas. A criança matriculada na rede municipal, diagnosticada por um neurologista com autismo, assim como os pais, passa inicialmente por uma avaliação feita por uma equipe multiprofissional, que inclui pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, que realizam um estudo de caso detalhado para, então, ser definido que tipo de acompanhamento o estudante receberá.

De acordo com a gerente da GEE, da Secretaria Municipal de Ensino (Semed), Reni Formiga, a rede municipal de ensino procura desenvolver um trabalho que atenda a necessidade de cada aluno.  Dependendo do grau de comprometimento provocado pelo TEA, as crianças podem ser encaminhadas para classe regulares das unidades de ensino, onde são inclusas e estudam com outros alunos sem deficiência; também podem ser direcionadas para classes especiais, nas escolas municipais, onde dividem espaço com outros alunos com deficiência física; ou são matriculados na escola especial da rede, que funciona no Complexo Municipal de Educação Especial (Cmee) André Vidal de Araújo, na zona centro-sul de Manaus.

O aluno Gabriel, de 4 anos, foi diagnosticado com autismo aos 2 depois de passar por uma escola particular e os pais e professores perceberem que ele apresentava dificuldade de interação e agressividade com as outras crianças. De acordo com o pai do menino, Everton Souza, apenas após ser transferido para a Creche Municipal Ana Lopes Pereira, na Compensa, zona oeste de Manaus, é que os profissionais do local identificaram características comportamentais de autismo e encaminharam a família a um neurologista, que  diagnosticou a criança com o transtorno.

Atualmente, Gabriel estuda em uma classe regular do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elísia, no bairro São Raimundo, também zona oeste da cidade, onde estuda com outras crianças sem deficiência e recebe atenção especial da professora responsável pela turma, que desenvolve um trabalho de estimulação comportamental na sala de recursos da escola, no contraturno escolar.

Autismo

Neste sábado (2), foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente se manifesta nos três primeiros anos de vida da criança e passa a comprometer as habilidades de comunicação e interação social do indivíduo. O déficit de comunicação e interação em diversos contextos são características que definem o TEA.