NOTÍCIAS

Pacientes em Manaus comemoram liberação de pílula do câncer
Última atualização: 4 de Abril de 2016 - 14:40

Manaus - Militantes e pacientes com câncer, em Manaus, comemoraram o anúncio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), realizado na última quarta-feira (30), de que o governo federal vai buscar autorização para a venda e legalização da fosfoetalonamina, a ‘pílula do câncer’, como suplemento alimentar.  Para pacientes com câncer, a notícia é uma ‘luz no fim do túnel’ e é resultado da luta de militantes de todo o País para a autorização da pílula considerada, pelos pacientes, como responsável pelo tratamento e cura do câncer.

Na última quarta, o ministro do MCTI, Celso Pansera, anunciou que se reuniu com parlamentares e pesquisadores para tratar da autorização da pílula como suplemento e disse que vai encaminhar a recomendação tanto para o Congresso Nacional quanto para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para a coordenadora do movimento ‘Fosfo na Amazônia’, Gisele de Souza Claudino, 35, o anúncio é uma forma do governo não admitir que a pressão popular pela autorização da fosfoetalonamina venceu. “Não querem dar o braço a torcer e assumir que o povo ganhou o direito no grito”, afirmou Gisele, que também é técnica em radiologia.

O grupo ‘Fosfo na Amazônia’ faz manifestações e atos para coleta de assinaturas, periodicamente, buscando a autorização da fosfoetalonamina, desde o ano passado.

Segundo a agente administrativo Socorro Freitas, 50, que faz tratamento para câncer de mama, há mais de um ano, o posicionamento favorável do governo para a venda da fosfoetalonamina, como suplemento alimentar, é uma vitória e ‘luz no fim do túnel’ para muitos pacientes desenganados por médicos oncologistas.