Ciocs recebe 3.672 denúncias de proliferação do Aedes em Manaus
Última atualização: 5 de Abril de 2016 - 18:39

Em dois meses, 3.672 denúncias de proliferação do mosquito Aedes aegypti foram feitas ao Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), que atua exclusivamente no trabalho de eliminação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do vírus da zika em Manaus.

Ao todo, 3.024 foram verificadas pelo Ciocs. O monitoramento diário é feito por servidores que recebem as imagens dos locais denunciados e visitados pelos agentes de endemias.

Além das denúncias, as equipes têm o auxílio de um drone para ver os possíveis criadouros em imóveis fechados, abandonados ou em construção. Elas ainda contam com a aplicação de veneno contra o mosquito nos bairros da capital.

De acordo com a gerente do Ciocs, Marinélia Ferreira, as denúncias feitas ao órgão demoram, em média, 15 dias para serem atendidas. "A denúncia segue, de forma online, para o distrito, área de abrangência, e essa denúncia é verificada, disse.

Segundo ela, o Ciocs funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 18h. As denúncias podem ser feitas através do 0800 280 8 280.

Microcefalia por zika

Manaus continua sem caso confirmado de microcefalia causado pelo vírus da zika. O informe epidemiológico do Centro de Operações Conjuntas em Saúde (Ciocs) divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontou registros de 2.029 pessoas notificadas pela doença na capital, com 297 confirmações e 637 casos descartados, estando ainda 1.095 pessoas em investigação, sendo 178 grávidas.