NOTÍCIAS

Campanha de vacinação contra H1N1 deve iniciar em abril no AM, diz FVS
Última atualização: 5 de Abril de 2016 - 18:59

O Ministério da Saúde pretende iniciar no fim de abril a campanha de vacinação para o combate da H1N1 no Amazonas. A ação já começou em outros estados devido ao aumento no número de casos. Para o Amazonas serão destinadas mais de 1 milhão de doses da vacina que devem ser entregues até a próxima semana, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

A data prevista pelo Ministério para o início da campanha é 30 de abril e o presidente da FVS afirma que o órgão já está pronto para receber o material.

"A previsão é de 1 milhão e 80 mil vacinas para todo o estado, onde 50% chegam até o final desta semana e o restante na semana subsequente. Estamos no aguardo e preparados para receber esta vacina, e já enviá-la para o interior do estado. Vamos priorizar os municípios mais distantes para que possamos iniciar a campanha já no dia 30 deste mês", afirmou Bernardino Albuquerque.

A campanha será realizada em todos os municípios do estado e a meta é imunizar 900 mil pessoas. Albuquerque afirma que em 2015 somente um caso de H1N1 foi registrado no estado e em 2016 um caso já teria sido confirmado.

Serão priorizados os grupos considerados vulneráveis, que incluem crianças menores de 5 anos, indígenas, detentos do sistema prisional, idosos, pessoas com doenças graves, gestantes e profissionais da área da saúde.

Ministério da Saúde

O Ministério informou que até 26 de março, foram registrados 444 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza A (H1N1) em todo o Brasil, sendo 71 óbitos. Neste ano 15 estados já registraram casos da doença e outros 11 estados já confirmam mortes pelo H1N1.

Para a região Norte serão destinadas mais de 4 milhões de doses da vacina.

Surto

Em 2015 foram registrados dos mais de mil casos de gripe grave no Brasil - 141 casos relacionados ao vírus H1N1 e das 175 mortes relacionadas à gripe, 36 foram por causa do H1N1. Em São Paulo a campanha foi antecipada a pedido do governo estadual em razão do crescimento de casos ainda no verão.

Até 29 de março, foram notificadas 59 mortes por gripe e 465 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em São Paulo. Desse total, 372 casos e 55 mortes foram relacionadas ao vírus da gripe A (H1N1).