Dia Mundial de Saúde será marcada por ações educativas de prevenção às doenças causadas pelo Aedes aegypti
Última atualização: 6 de Abril de 2016 - 21:30

O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira (7), será marcado por  ações de mobilização voltadas para o combate ao Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Instituições que já têm brigadas implantadas atuando no combate ao mosquito e, também, as escolas da rede pública estadual e municipal, estarão realizando uma série de atividades voltadas para o tema.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, a proposta de organizar a mobilização envolvendo as brigadas e as escolas para marcar o Dia Mundial da Saúde, foi feita pelos integrantes do Comitê de Combate ao Aedes aegypti. Criado por iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) no início deste ano, comitê conta com representantes de várias instituições, inclusive das Secretarias Municipal de Saúde (Semsa) e Secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed e Seduc).

“As ações de prevenção destinadas a eliminar os criadouros do mosquito são, até o momento, a arma mais eficaz de que dispomos, em todo o País, para controlar o número de casos da Dengue, Zika e Chikungunya. E não há como obter êxito nesse trabalho se não for com o total envolvimento da população”, disse Pedro Elias, destacando o papel da escola na difusão das informações junto à comunidade.

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, que coordena o Comitê de Combate ao Aedes aegypti, explica que, no caso das escolas, a proposta foi organizar uma programação que, além da participação dos estudantes, garantisse o envolvimento das famílias. “Os familiares foram convidados a participar dos eventos organizados por professores e alunos”, destaca Albuquerque.

As atividades incluirão palestras, oficinas, exposição de trabalhos escolares sobre o tema, distribuição de material informativo, projetos culturais, com música, dança e teatro, panfletagem em pontos estratégicos, caminhadas, entre outras.

Brigadas – A Fundação de Vigilância em Saúde já treinou e auxiliou a implantar 845 brigadas de combate ao Aedes aegypti em instituições estaduais, federais e privadas, capacitando mais de 2,7 mil profissionais, em seu ambiente de trabalho. “Disponibilizamos material informativo e já orientamos essas brigadas a reforçarem, neste Dia Mundial da Saúde, as ações para as quais foram treinadas, visando identificar e eliminar focos do mosquito e trabalhar na orientação do maior número possível de pessoas, quanto às medidas de prevenção”, disse Bernardino.

Segundo ele, o programa de formação de brigadas também está sendo implantando nos municípios do interior que têm registro de circulação do Aedes. As 16 cidades consideradas prioritárias nas ações de monitoramento já receberam os técnicos da FVS para o treinamento.

Indicadores - O Amazonas registrou, neste primeiro trimestre, 5.391 casos de dengue. Na capital amazonense, foram 3.172 casos notificados. Outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, a febre Zika,   tem 1.720 notificações no Estado neste ano, 1.692 delas em Manaus. A febre  Chikungunya, por sua vez, está com 143 casos notificados,  134 notificados, na capital.

História da data – O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 1948 e coincide com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da data é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Todos os anos, campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde.