Diabete matou 6,3 mil no Amazonas em cinco anos, diz Datasus
Última atualização: 7 de Abril de 2016 - 12:53

Manaus - Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado nesta quarta-feira (6). No Amazonas, são 105 mil pessoas com a doença e 6.379 morreram, em cinco anos.

Publicado em razão do Dia Mundial da Saúde,  comemorado nesta quinta-feira (7) com o lema ‘Vencer a Diabetes’, o documento quer alertar a população mundial para a importância do diagnóstico precoce da doença.

De acordo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), a taxa de mortalidade da diabetes, no Estado, é de 4,7 a cada 100 mil habitantes.

Em oito anos, o diabetes gerou 14.141 internações no Sistema Único de Saúde (SUS), destas 2.149, em 2015, e 142 em janeiro deste ano.

O relatório da OMS conclui que 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980.

No mesmo período, informa o documento, a prevalência da diabetes quase duplicou de 4,7% para 8,5% da população adulta, o que reflete um aumento dos fatores de risco associados, como o excesso de peso, a obesidade e a inatividade física.

No Brasil, a prevalência da diabetes é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%).

Informação

Segundo os médicos, a falta de informação sobre o diabetes continua a ser uma agravante da doença. O diretor científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Vasco Lauria, disse que mesmo com campanhas, internet e outros meios de comunicação, ainda há muitos pacientes que descobrem ter a doença em estágio avançado.

“Evoluímos muito no acesso à informação e à conscientização, mas ainda temos muitos pacientes que chegam pela primeira vez (no consultório) e não sabem da gravidade da doença, muitos sequer sabem que têm a doença. Aparecem com ferida no pé ou uma infecção e aí fica difícil salvar o membro do paciente”, comentou ele.

Ações de combate ao Aedes aegypti, nesta quinta

O Dia Mundial da Saúde será comemorado, hoje, com uma grande mobilização na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro de Manaus, das 8h às 12h, com ações de combate ao Aedes aegypti e estímulo a hábitos de vida saudáveis. A ação vai incluir panfletagem e atividades de Educação em Saúde com foco na promoção da alimentação saudável, de atividades físicas, de prevenção ao tabagismo, dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o combate ao diabetes como tema para ser abordado no Dia Mundial da Saúde no ano de 2016, doença reconhecida como uma das principais condições crônicas e um problema de saúde pública de escala global. No Brasil, de acordo com o secretário, o Ministério da Saúde (MS) considerou necessário destacar, também nesta data, o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Essa decisão foi tomada em virtude do aumento exponencial do número de casos das doenças e agravos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, além da associação entre o vírus zika e o aumento de casos de microcefalia, o que levou o governo brasileiro e o prefeito Arthur Neto a declararem estado de Emergência em Saúde Pública”, informa Homero de Miranda Leão.