NOTÍCIAS

Campanha em Manaus coleta cabelo para pacientes com câncer
Última atualização: 11 de Abril de 2016 - 13:43

Um grupo de empresários e amigos, em parceria com o Studio 5 Festival Mall, realizou nesta sexta-feira (8) e sábado (9) uma campanha para coletar cabelo para pacientes com câncer. Intitulada "Todos na Luta Contra o Câncer", a iniciativa aconteceu nos espaços do centro de compras e em um salão de beleza da Companhia Athletica, ambos no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. Até o fechamento desta matéria, um total de 16 pessoas aderiu à campanha.

O projeto é uma homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer – celebrado na sexta (8) – e ao cantor Amílcar Azevedo, que faleceu no último domingo (3) vítima de um câncer no pâncreas.

"Nós [amigos e empresários envolvidos] também temos outros colegas que lutam contra a doença, então nos reunimos com o intuito de fazer uma campanha: doe um cabelo e faça o bem sem olhar a quem", disse o publicitário e um dos idealizadores da iniciativa Ivan Palheta, de 45 anos.

De acordo com ele, a primeira edição da campanha superou todas as expectativas. “Nós tivemos 16 doações até o momento, o que foi uma grata surpresa”, afirmou ao G1.

Os cabelos arrecadados serão doados ao Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e deverão constituir pelo menos cinco perucas.

“Além dos cabelos, também estamos doando as tocas especiais para esse tipo de tratamento, que custa cerca de R$ 40. Esse cabelo será trabalhado, tratado, costurado à toca e passará por um corte. Só então que será entregue à pessoa”, completou Ivan.

Iniciativa

A estudante Isabela da Silva Andrade, de 5 anos, ficou sabendo da campanha através de um jornal de Manaus e pediu à mãe, a industriaria Edna da Silva Andrade, de 32 anos, que a levasse ao Studio 5. "Eu adoro ajudar os outros, porque Jesus é muito bom com a gente", justificou a estudante.

Segundo a mãe da pequena, Isabela ainda levou ao centro de compras um tufo de cabelo que havia guardado em casa, fruto de um corte que realizou em novembro de 2015. “Não tenho medo de ficar de cabelo curto, sou corajosa e quero muito ajudar alguém. Vou cortar bem curtinho, igual à Branca de Neve”, revelou.

Para a estudante Simara Maria Souza da Silva, de 16 anos, participar de um projeto semelhante à campanha "Todos na Luta Contra o Câncer" sempre esteve nos seus planos. "Todas as vezes que precisava cortar meu cabelo, tinha uma iniciativa parecida e nunca conseguia participar. Mas dessa vez deu tudo certo e consegui vir com a minha mãe", contou.

Apesar de não ser muito fã do corte mais curto, a estudante Ketlen Cristina Félix de Araújo, de 18 anos, não se importou de doar parte do seu cabelo. "Ele [meu cabelo] era enorme, bem aqui na cintura, e às vezes pesava demais. Não gosto muito de cabelo curto, mas essa é uma iniciativa bem legal. Tentei participar no ano passado, mas não pude pois estava grávida", encerrou.