Zika estará em regressão em Manaus nas Olimpíadas, afirma presidente da FVS
Última atualização: 30 de Junho de 2016 - 19:51

Apesar de não existir nenhum levantamento ou estudo sobre os períodos de maior infecção pelo vírus zika em Manaus, o presidente da Fundação de Vigilância de Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, explica que, por analogia, a epidemia deve estar em regressão no período em que será realizado os jogos de futebol das Olímpiadas em Manaus, em agosto deste ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a epidemia está em regressão no Brasil por conta da chegada do inverno. No Amazonas, segundo Bernardino, o mesmo acontece, mas com a chegada do verão. “Considerando que essa doença tem as mesmas características de transmissão da dengue, e nós temos uma experiência acumulada, a ocorrência da dengue na capital e no Estado se dá em cerca de 80% dos casos entre novembro e maio”.

Segundo ele, o que se tem notado é a diminuição dos casos nos últimos meses. “Consequentemente, esperamos que o número de casos notificados esteja bem inferior no mês das Olímpiadas”, ressaltou.

Resultado na quarta

A confirmação ou descarte de microcefalia e a associação por infecção de Zika Vírus do bebê do sexo feminino, que nasceu no último dia 20 na Maternidade Balbina Mestrinho, deve ser divulgado na próxima quarta-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A mãe contraiu zika durante a gravidez e foi acompanhada na Unidade Básica de Saúde Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, que é o Serviço de Referência Obstétrica da Prefeitura de Manaus para gestantes que tiveram a doença. A mãe tem 21 anos, mora no bairro Zumbi (Zona Leste) e teve o bebê prematuro, com 29 semanas

“Vale ressaltar que a gestante continuará sendo acompanhada no puerpério (durante 45 após o parto) com os profissionais da UBS Nilton Lins e o bebê será assistido também nos espaços exclusivos que a Prefeitura criou para o acolhimento nos Ambulatórios de Seguimento do Bebê de Alto Risco, com pediatras e enfermeiros, com agendamento de consultas e exames especializados, com prioridade. Os ambulatórios realizam entre seis a 18 consultas por mês, nas nove unidades disponíveis na capital”, informou a Semsa.

No início do mês, o o Ministério da Saúde declarou emergência sanitária nacional em razão do número crescentes de casos de microcefalia. No mês passado, o órgão confirmou 1.384 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em todo o País.

Casos

Foram registrados 4.904 mil casos de Zika em Manaus, com 1.669 confirmados, 2.485 descartados e 750 permanecem em investigação. São 963 em grávidas notificados, com 288 confirmações e 516 com a doença descartada e 159 estão em investigação.