FVS registra casos de leptospirose em Parintins, no Amazonas
Última atualização: 8 de Julho de 2016 - 00:02

Dois homens, de 33 e 37 anos, morreram de leptospirose e duas pessoas estão com suspeita da doença na comunidade do Mocambo, na Zona Rural do município de Parintins, a 369 km de Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins, as vítimas morreram há cerca de 30 dias, mas o laudo foi divulgado nesta semana.

A Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) informou que o primeiro caso da doença no município em 2016 ocorreu no final de março, o segundo em meados do mês de junho e os dois últimos em julho deste ano.

Os dois homens que morreram eram da mesma família, segundo a secretaria. Outras duas pessoas seguem tratamento em Manaus.

Após ser notificada sobre os casos na segunda-feira, a Fundação informou em nota que entrou em contanto com a vigilância municipal de Parintins para orientações pertinentes, tendo em vista que a equipe de vigilância epidemiológica local é treinada para a identificação e investigação de surtos.

A FVS afirmou ainda que no primeiro semestre de 2015 quatro casos da doença foram confirmados no município, porém, sem mortes.

O Amazonas registrou, em 2015, 117 casos notificados e em 2016 foram 75, representando uma redução de 55%, no mesmo período. O órgão informou que continuará monitorando as ações que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins.