Ministro da Integração visita AM e anuncia ajuda humanitária para afetados por cheia
Última atualização: 29 de Março de 2017 - 20:58

O ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, esteve em Manaus nesta terça-feira (28), após autorizar a transferência de recursos para ações de resposta à cheia dos rios no Amazonas. Cestas básicas, colchões, kits de higiene pessoal e dormitórios devem ser doados pelo ministério às famílias de quatro municípios já afetados pela cheia do rio Juruá.

Durante a visita, o ministro afirmou que dará celeridade na liberação de qualquer tipo de ajuda que o Amazonas necessite. "Fiz questão da visita para colocar todo o aparato do Ministério da Integração e da Defesa Civil Nacional à disposição da cidade e, assim, agilizarmos o atendimento das demandas que venham a surgir com a subida dos rios", disse.

Segundo o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta, cerca de quatro mil pessoas devem ser atingidas pela cheia na capital. Ainda segundo ele, a prefeitura aguarda o primeiro sinal de alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que deve ser emitido na sexta-feira (31), para dar início aos trabalhos preventivos de construção de pontes.

De acordo com estudos da Defesa Civil de Manaus, pelo menos 15 bairros, incluindo o Centro, devem ser atingidos pela subida dos rios. "Coincidentemente a visita do ministro acontece no momento em que montamos nosso cronograma de atendimento à cheia e verificamos a necessidade de aportar recursos para garantir a ajuda à população. Já visitamos os bairros e a orla da cidade para avaliar e prevenir os possíveis danos", afirmou Rotta.

O vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, também participou da visita e afirmou que os governos devem se unir para garantir ajuda em casos necessários. "Descemos do palanque político e deixamos a vaidade de lado porque o Amazonas e Manaus passam por esse momento difícil, que é a subida dos rios. O mais importante nesse momento é buscar socorro para as pessoas afetadas", disse o vice-governador.