Semana Saúde na Escola alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti
Última atualização: 3 de Abril de 2017 - 11:29

Manaus - De segunda-feira (3) a sexta-feira (7), Manaus receberá a 6ª Edição da Semana Saúde na Escola, que neste ano tem como tema a ‘Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti’. De acordo com a Prefeitura de Manaus, a abertura da semana será nesta segunda-feira, às 9h, na Escola Municipal Dr. Sérgio Pessoa de Figueiredo, na Rua Walter Rayol, s/n, bairro Presidente Vargas, zona centro-sul.

De acordo com a Prefeitura, a mobilização da Semana Saúde na Escola movimentará 147 escolas públicas para realização de atividades relacionadas ao tema com o apoio de 145 Equipes de Saúde para o alcance de 81.769 alunos da rede pública de ensino.

O objetivo é mobilizar os profissionais das equipes de Saúde, estudantes, familiares e comunidades para, juntos, atuarem no combate ao Aedes aegypti e trazerem para o cotidiano das escolas e das equipes de saúde da Atenção Básica o enfrentamento do mosquito como parte do cuidado em saúde.

A mobilização vai orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temática, com vistorias na escola, utilizando o check-list 10 minutos contra o Aedes, identificando possíveis focos do mosquito; ações de educação em saúde abordando o ciclo do Aedes aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya.

Serão realizadas várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável. Ao estimular ações de promoção à saúde no ambiente escolar, são envolvidos não apenas os estudantes, mas também os pais e educadores, atingindo toda a comunidade.

O Programa Saúde na Escola tem como órgãos coordenadores as Secretarias de Saúde e Educação do Estado e Prefeitura (Semsa, Susam, Semed e Seduc).