Hoje inicia a campanha de prevenção a malária na região amazônica
Última atualização: 25 de Abril de 2017 - 14:50
Manaus - O Ministério da Saúde lança, nesta terça-feira (25), no Dia Mundial da Malária, a campanha de prevenção e incentivo ao tratamento da doença. Com o slogan ‘Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor’, o foco é incentivar as pessoas a procurarem o diagnóstico de malária em uma unidade de saúde para fazer o exame e, caso positivo, realizar o tratamento completo.
A publicidade será veiculada na televisão, rádio, internet e outdoors, a partir de hoje, na Região Amazônica do País, que concentra 99% dos casos. A campanha será divulgada também em carros e barcos de som, para que a informação chegue à população das localidades mais vulneráveis à doença.
Em 2016, foram notificados 129.195 casos (dados preliminares) em todo o País, que representa uma redução de 9,7% em relação a 2015 (143.161 casos). Na comparação dos últimos dez anos, a redução foi de 76,5%, uma vez que em 2006 foram registrados 550.847 mil casos da doença. Em relação ao número de óbitos por malária, também houve uma queda expressiva de 67,6%, passando de 105, em 2006, para 34, em 2015.
Município
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abre, hoje, a série de ações educativas programadas para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Malária. Em todos os Distritos de Saúde, sob a coordenação das equipes da Gerência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Gvae), serão levadas à população informações sobre a doença, visando ampliar a adesão a medidas preventivas, ao diagnóstico precoce e ao tratamento correto da malária. As atividades seguem até sexta-feira (28).
Segundo o Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep Malária), do Ministério da Saúde, em 2016, foram notificados, em Manaus, 8.476 casos de malária, número 0,3% menor que o registrado em 2015 (8.501).
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.