NOTÍCIAS

Dia Mundial de Luta contra a Malária ganha programação especial em Manaus
Última atualização: 25 de Abril de 2017 - 17:56

Manaus/AM-  O Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e a  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizam eventos voltados para o Dia Mundial de Luta contra a Malária, nesta terça-feira (25). 

A Prefeitura vai realizar ações educativas programadas em todos os Distritos de Saúde, sob a coordenação das equipes da Gerência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Gvae), serão levadas à população informações sobre a doença, visando ampliar a adesão a medidas preventivas, ao diagnóstico precoce e ao tratamento correto da malária.  As atividades seguem até sexta-feira, 28/4. A oportunidade irá aproveitar a data comemorativa para destacar a importância do combate à malária no contexto das endemias amazônicas e a necessidade da vigilância permanente contra a doença.

O Governo do Estado, também estará realizando nesta terça, o 2º Seminário Estadual Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária. O evento acontecerá no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam - avenida Pedro Teixeira, nº 2.354, Dom Pedro, zona centro-oeste), das 8h30 às 17h, com a participação de especialistas do Brasil e do Estado para compartilhar, neste 25 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Malária, os desafios enfrentados e discutir estratégias adotadas na incessante busca pelo controle desta doença.

Segundo o Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep Malária), do Ministério da Saúde, em 2016 foram notificados, em Manaus, 8.476 casos de malária, número 0,3% menor que o registrado em 2015 (8.501).

Em 2017, até o momento foram notificados 1.631 casos de malária em Manaus, o que representa uma redução de 51,3% dos casos em relação ao mesmo período de 2016, quando houve 3.348 registros da doença.

O Dia Mundial de Luta contra a Malária foi instituído pelos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde, na sexagésima sessão, em Maio de 2007.