Manaus recebe mais 20 novos técnicos de Vigilância em Saúde
Última atualização: 2 de Maio de 2017 - 19:38

Na última quinta-feira (27), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou a cerimônia de formatura de 20 Técnicos de Vigilância em Saúde, no auditório de sua unidade. Os formandos eram  servidores públicos que já atuam nos serviços municipais e estaduais de vigilância. O curso durou três anos e as aulas foram ministradas na Escola de Educação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra.

Para o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a iniciativa de promover a educação continuada é essencial para o qualidade dos serviços de saúde. "É gratificante habilitar com o conhecimento estes profissionais que são responsáveis para coletar a informação na comunidade e gerar dados para epidemiologia e os demais serviços da vigilância", explicou.

Verdadeiros guerreiros se referiu a turma segundo a diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, pois não é fácil o retorno aos bancos da escola em busca do conhecimento. "Quanto maior o sacrifício melhor o gosto da vitória, muitos colegas de vocês desistiram durante a jornada e depois de muito esforço individual, vocês conseguiram concluir esse curso técnico de vocês ", comentou.

Mãe de dois filhos a agente de endemias da FVS, Eloisa  Batista, tinha o desafio diariamente de organizar sua rotina entre as tarefas familiares, do trabalho e da escola. "Agora está passando um filme na minha cabeça, mas de coração aberto e digo que valeu muito apena o esforço e hoje tenho o meu tão sonhado canudo", comemorou.

Esta é a segunda turma do curso técnico de Vigilância em Saúde a ser formada pelo Cetam para atuarem em Manaus, em futuro próximo este curso será ampliado e oferecido para os trabalhadores que atuam no interior do Amazonas, proporcionado oportunidade de crescimento e qualidade profissional.